Ultima atualização em 29 de Janeiro de 2020 às 17:47

Seminário debate 20 anos da expansão de soja em Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos

22/5/2018-Folha Mato Grosso-Positiva

29 de Janeiro de 2020 às 17:47

folhamt.com.br

- - G1 / FolhaPA

Há vinte anos, em 1977, ocorreu a primeira colheita de soja em Santarém, no oeste do Pará, um acontecimento que refletiu em diversas mudanças ligadas a um novo modelo da agricultura: o agronegócio. Para avaliar as transformações decorrentes da expansão da fronteira agríola, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está realizando o seminário “Novas Fronteiras do Agronegócio globalizado da soja na Amazônia: O planalto santareno 20 anos depois (1997-2017)”.

Com o objetivo de debater as transformações ocorridas nos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, o seminário reúne professores, estudantes e movimentos sociais no campus Rondon, da Ufopa, nesta seguda (21) e na terça (22).

Segundo o professor Dr. Márcio Benassuly Barros, a soja foi responsável por profundas alterações de ordem econômica, social e territorial que mudaram a vida dos produtores que residem ao longo das rodovias PA 370 (Santarém - Curuá Una) e BR 163 (Cuiabá – Santarém).

Ainda segundo o professor, a introdução do agronegócio nessas comunidades, apontam mais pontos negativos do que positivos, para a vida dos pequenos produtores agrícolas das áreas onde estão concentradas as plantações de sojas.

“Como pontos positivos podemos citar as criações de vagas de trabalho nas propriedades, no entanto, o retorno maior é quanto aos problemas como, a migração das pragas oriundas das plantações de soja; o aumento da temperatura; a diminuição da caça; contaminação de lençol freático, dentre outras situações relatadas pelos moradores dessas localidades”, disse.

Durante o evento os alunos estarão apresentando resultados de pesquisas acadêmicas realizadas na região. Movimentos sociais e sindicais que acompanham o avanço da soja no município foram convidados para debater o assunto junto à comunidade acadêmica.

Comunidade acadêmica participa do primeiro dia de seminário (Foto: Bruna Jaqueline Nobre/ G1)

Confira a programação do Seminário

Data: 21/05/2018 – Noite

MESA 2: ESPACIALIZAÇÃO DAS COMMODITIES E AS TRANSFORMAÇÕES TERRITORIAIS NO PLANALTO SANTARENO

Mediador da mesa 2: Profa. Ma. Francilene Sales da Conceição (GPDAM/GEO/Ufopa)

19h às 19h30 – Gilson Rego (Comissão Pastoral da Terra).

19h30 às 20h – Cândido Neto da Cunha (Incra)

20h às 20h30 – Padre Edilberto Sena (Diocese de Santarém).

20h30 às 21h - Prof. Dr. Sandro Augusto Viegas Leão (ICS/Ufopa)

21h às 21h30 – Profa. Dra. Ednea do Nascimento Carvalho (PPGCS/Ufopa)

21h30 às 22h – Bloco de perguntas

Data: 22/05/2018 – Tarde