Criado em 23 de Janeiro de 2020 às 14:30

Navio Abaré volta às atividades hospitalares após dois anos sem atendimentos às comunidades

8/3/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

23 de Janeiro de 2020 às 14:30

Navio Hospital atenderá os ribeirinhos de Santarém, Belterra e Aveiro. Viagem inaugural pela gestão da Ufopa vai ser para a região do Tapará.

Navio-hospital Abaré I, presta atendimentos de saúde gratuitos na região — Foto: Adonias Silva/G1

As comunidades ribeirinhas de Santarém, Belterra e Aveiro, no oeste do Pará, voltarão a receber atendimentos hospitalares no navio-hospital Abaré I. Nesta quinta-feira (8) ocorreu a viagem inaugural da embarcação sobre a gestão da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Os comunitários de cinco comunidades da região Tapará serão os primeiros beneficiados.

A universidade passou a gerir o navio-hospital em agosto de 2017, quando foi assinado o termo de doação pela ONG holandesa Terrde Hommes. A Ufopa iniciou o processo para assumir a gestão do navio no ano de 2013, após um acordo firmado em Brasília, pelo Ministério da Saúde.

A questão do repasse do navio à Ufopa vinha sendo discutida desde quando a ONG anunciou que encerraria suas atividades no Brasil e que levaria o barco para outro país, o que foi freado pela justiça brasileira, que, por meio de uma liminar, impediu a retirada do Abaré de Santarém.

Navio Abaré volta às atividades hospitalares após 2 anos sem atendimentos às comunidades

Durante esses meses a universidade buscou recursos para manutenção da embarcação e apoio de parcerias. De acordo com a reitora da Ufopa, Raimunda Monteiro, em fevereiro deste ano foi aprovado no planejamento orçamentário recursos que garantem a base de funcionamento do Abaré. “Ainda assim estamos na expectativa de parcerias para ajudar nessa manutenção”, disse.

A viagem inaugural ofertará atendimentos de atenção básica de saúde, procedimentos odontológicos, consultas com clínico geral e exames laboratoriais básicos. Já foi estabelecido o calendário de atendimento deste ano.]

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/navio-abare-volta-as-atividades-hospitalares-apos-dois-anos-sem-atendimentos-as-comunidades.ghtml