Criado em 24 de Janeiro de 2020 às 12:25

Ufopa abre cadastro para agentes culturais e inscrição para programação do Dia do Desenhista

19/3/2019-G1 Santarém e Região-Positiva

24 de Janeiro de 2020 às 12:25

As duas inscrições visam estimular talentos da comunidade acadêmica. A iniciativa é da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce).

Coral da Ufopa, formado por cantores cadastrados — Foto: Divulgação/Ufopa

Dois eventos de iniciativa da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) visam incentivar talentos para agregar a cultura da região. Um deles é o cadastro de agentes culturais, oportunizando espaço para artistas da comunidade acadêmica mostrarem suas habilidades. Já o segundo é referente aos artistas visuais que tem interesse em participar da programação do dia do desenhista.

O cadastro de agentes culturais é para professores, alunos e funcionários terceirizados que atuam em qualquer segmento artístico: músicos, artesãos, atores, artistas plásticos, cantores, grafiteiros, cerimonialistas, produtores culturais, escritores, poetas, dançarinos e outros. O interessado deve se dirigir à Pro-reitoria e preencher um formulário disponível no site da instituição.

“A Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (Procce), começou a fazer esse cadastro em 2016, quando foi notado a necessidade de artistas em eventos da Universidade. Em 2017, por exemplo, foi preciso de um puxador de quadrilha junina para ensaiar alunos. Um professor que fez o cadastro ensaiou os alunos e no dia do evento ainda dançou junto”, relatou a diretora de cultura, Estefany Couto.

Alunos forma quadrilha junina ensaiada por professor da Ufopa cadastrado como agente cultural — Foto: Divulgação/Ufopa

O primeiro evento de 2018 será no dia do desenhista, 16 de abril, que é uma outra oportunidade que a Universidade está dando para quem almeja divulgar suas aptidões. A exposição será na Unidade Amazônia, mas o candidato já pode registrar sua obra.

“O tema é livre. Serão aceitas apenas obras autorais, podendo ser pinturas, desenhos digitais (impressos) ou feitos à mão. As inscrições podem ser feitas até 30 de março”, finalizou Estefany.

Cadastro para agentes culturais

• Endereço: Ufopa Unidade Amazônia, sala 528, 5º andar
  • Horário: das 8h às 18h
  • Acesse o formulário de cadastro online