Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 15:06
27/11/218-G1 Santarém e Região-Positiva
7 de Fevereiro de 2020 às 15:06
g1.globo.com
Alter do Chão recebe sessões gratuitas de filmes que abordam Festa do Gambá de Pinhel
Esta é a segunda edição da programação 'Espia o Som: documentários musicais', que integra um projeto de extensão da Ufopa.
Filme sobre a Festa do Gambá, de Aveiro, será exibido em Alter do Chão — Foto: Rodrigo Correia
Filme sobre a Festa do Gambá, de Aveiro, será exibido em Alter do Chão — Foto: Rodrigo Correia
Filme sobre a Festa do Gambá, de Aveiro, será exibido em Alter do Chão — Foto: Rodrigo Correia
A vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará, recebe, a partir das 19h30 desta terça-feira (27), a segunda edição da programação “Espia o Som: documentários musicais”, com sessões gratuitas de dois filmes que retratam uma festa de santo da vila de Pinhel, no município de Aveiro, no oeste do Pará.
O objetivo é marcar a devoção, tradição e identidade cultural no interior da Amazônia. Após a exibição, haverá debate com os diretores dos filmes. Os participantes receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Cultura, Comunidade e Extensão (Procce).
Os filmes foram produzidos por diretores da região, Clodoaldo Corrêa e Carlos Matos, sobre a Festa do Gambá de Pinhel, ou Festival Folclórico do Gambá, que ocorre todos os anos, para valorizar a cultura, agregando valores sociais, culturais e históricos.
“Gambá de Pinhel” (2013) é um filme de Clodoaldo Corrêa, vencedor do prêmio Aguapé de Melhor Vídeo na Categoria Jornalística Profissional do I Festival de Vídeo FIT 2013, da então Faculdade Integrada do Tapajós (FIT), que hoje é a Universidade da Amazônia (Unama). Já o filme “Festa de São Benedito – Gambá de Pinhel” (2018), é de autoria de Carlos Matos.
O termo Gambá faz referência tanto para a dança quanto para o ritmo e tem origem na construção de dois instrumentos de percussão que têm um odor desagradável, devido ao couro de animal presentes neles.
As exibições ocorrem a cada 15 dias, às terças-feiras, a partir das 19h30, no Espaço Alter do Chão. A programação integra o projeto de extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa): “Quem são eles? Uma viagem musical pelo Tapajós”, coordenado pela professora Luciana França, que tem o objetivo de realizar uma produção audiovisual sobre as memórias musicais da região de Santarém.