Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 14:39

7 de Fevereiro de 2020 às 14:39

g1.globo.com

Capacitação e palestras abrem 2ª semana de combate aos impactos dos agrotóxicos

A 2ª semana de combate aos impactos dos agrotóxicos na região do Baixo Amazonas iniciou nesta segunda-feira (26) em Santarém e Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, e já veio com orientações importantes durante capacitação e palestras nas cidades, sobre temas voltados para a saúde humana e o aspecto ambiental, todos relacionados aos danos causados pelos agrotóxicos.

A programação segue até a sexta-feira (30). O evento é organizado pelo Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos.

Agentes de Saúde e servidores da Vigilância Sanitária de Óbidos, Trairão, Itaituba, Jacareacanga, Oriximiná, Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém receberam capacitação e uma cartilha do Ministério da Saúde, que detalha como o profissional deve agir na prevenção e o que fazer em casos de intoxicação, que deve ser obrigatoriamente notificada.

“Essas discussões interessam a toda a sociedade, em especial aos profissionais da saúde porque muitos dos trabalhadores rurais e agricultores que usam os produtos químicos podem se intoxicar, e quando eles procuram o serviço público de saúde, se o profissional não estiver treinado para identificar os casos, ele pode dar um tratamento equivocado e até agravar a saúde da pessoa”, explicou a promotora de justiça, Ione Nakambura.

A agente comunitária de saúde, Janete Cardoso, participou da capacitação para conhecer as formas de identificar possíveis doenças e quais os encaminhamentos necessários em casos de contaminação por agrotóxicos.

“Na cidade não vemos muito, mas quando andamos para a área rural, a gente vê que ocorrem alguns casos. É bom participar desse Fórum porque assim conseguimos, nas visitas domiciliares, orientar as pessoas que trabalham com agricultura familiar, do uso correto dos agrotóxicos", disse.

A técnica da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), Roberta Souza, que integra o Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas à Agrotóxicos (VSPEA), apresentou o Manual de Vigilância e Atenção em Saúde às populações expostas a agrotóxicos.

Também foi feita uma palestra sobre a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), pelo pesquisador Geraldo Mosimann. Em Mojuí dos Campos, o professor Carlos Passos, da Universidade de Brasília (UnB), falou sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental e a secretária do Fórum, Gracivane Moura, fez um histórico das ações já realizadas.

Semana de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos na região do Baixo Amazonas iniciou nesta segunda-feira (26), em Santarém e Mojuí dos Campos — Foto: Lila Bemerguy/Divulgação

Entre os outros assuntos da programação estão a certificação de produtos artesanais, mortandade das abelhas, agroecologia e produção orgânica. Para encerrar, uma feira de produtos orgânicos no prédio do Fórum de Justiça de Santarém.

A 2ª edição do evento também levará a programação para Alenquer, na quarta-feira (28), com o objetivo de possibilitar a participação dos moradores e comunidades dos municípios da Calha Norte.

A Semana tem apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Ministério Público (MPPA), Fase Amazônia, Emater, STTRs (Santarém, Mojuí e Alenquer), Odyssea, secretarias municipais de Agricultura e de Saúde de Alenquer, Embrapa, Pastoral Social da Diocese de Santarém, clínica Oncológica do Brasil e Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/11/26/capacitacao-e-palestras-abrem-2a-semana-de-combate-aos-impactos-dos-agrotoxicos.ghtml