Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 14:47

Estudante santarena participa de Conferência da ONU no Egito sobre biodiversidade

23/11/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

7 de Fevereiro de 2020 às 14:47

g1.globo.com

Estudante santarena participa de conferência da ONU no Egito sobre biodiversidade

Luísa Falcão, 20 anos, é estudante de Direito, da Ufopa. Representantes de 196 países participam do evento.

Luísa Falcão, de 20 anos, estudante da Ufopa, participa da 14ª Conferência das Partes sobre a Convenção de Diversidade Biológica da Organização da Nações Unidas — Foto: Luísa Falcão/Arquivo pessoal

Uma estudante de Santarém, no oeste do Pará, está na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, participando da 14ª Conferência das Partes sobre a Convenção de Diversidade Biológica, da Organização da Nações Unidas (COP-CBD da ONU), que ocorrerá até o dia 29 de novembro. Ela leva a voz de jovens que se preocupam e atuam em prol da preservação do meio ambiente.

O evento iniciou dia 17 deste mês e tem o objetivo de declarar os direitos e as obrigações dos países signatários, como o Brasil, com relação às políticas públicas voltadas à biodiversidade. Representantes de 196 países discutem a manutenção da biodiversidade e a cooperação científica e tecnológica, além de reconhecer os investimentos necessários para conservar a biodiversidade no planeta.

A santarena que participa do evento é a estudante de direito da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Luísa Falcão, de 20 anos, que pesquisa sobre direitos humanos e justiça socioambiental.

Ela faz parte da organização de jovens "Engajamundo", que atua em pautas diversas como gênero, biodiversidade, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.

“Vim pra cá através de uma parceria com a Rede Global de Jovens pela Biodiversidade (em inglês, Global Youth Biodiversity Network - GYBN), que é a organização que representa oficialmente a juventude aqui nesse espaço, podendo inclusive fazer intervenções no texto oficial da Convenção”, explicou a jovem.

No discurso em nome da Rede Global de Jovens Pela Biodiversidade, Luísa Falcão destacou os fatores que causam efeitos negativos sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, como técnicas de mineração insustentáveis e os projetos de infraestrutura que são desenvolvidos sem Consentimento Livre, Prévio e Informado de áreas protegidas e terras indígenas, desmatando a floresta e quebrando corredores biológicos.

Além disso, ressaltou as possibilidades para que a preservação ocorra, com avaliações de impacto ambiental. “Agrupar os setores de energia e mineração, infraestrutura, fabricação e processamento não permite analisar os impactos, as lacunas e as melhores práticas nesses setores separadamente, embora eles tenham diferenças fundamentais”, frisou.

O discurso destacou o respeito aos povos indígenas e comunidades locais que são afetadas com alguns projetos que violam os direitos humanos, como da Amazônia. “Não podemos tolerar a apropriação de terras protegidas e terras indígenas por pessoas de fora. Não podemos testemunhar em silêncio toda a lavagem verde, lavagem de direitos e etnocídio que estão acontecendo”, disse.

Jovens intervém na Convenção de Diversidade Biológica para sustentabilidade do planeta — Foto: Luísa Falcão/Arquivo pessoal

A Conferência ocorre a cada dois anos como uma maneira de definir regras para assegurar o uso sustentável e a justa repartição dos benefícios provenientes do uso econômico dos recursos genéticos.

A Convenção da Biodiversidade Biológica, da qual trata o evento, é um acordo internacional no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) que possui três objetivos centrais: a) a conservação da diversidade biológica; b) a utilização sustentável de seus componentes e c) repartição justa e equitativa dos benefícios derivados da utilização de recursos genéticos.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/11/23/estudante-santarena-participa-conferencia-da-onu-no-egito-sobre-biodiversidade.ghtml