Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 14:46

Feira estimula interesse de alunos para criação de projetos científicos e tecnológicos

24/11/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

7 de Fevereiro de 2020 às 14:46

g1.globo.com

Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais resultou em divulgação de projetos criativos que podem se transformar em benefício para a população

Alunos apresentam projetos durante Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas — Foto: Reprodução/TV Tapajós

A Feira de Ciências e Tecnologias Educaionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba-PA), promovida na sexta-feira (23) e no sábado (24), pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, oeste do Pará, resultou na criação de projetos nas diversas áreas do conhecimento. O objetivo foi estimular o interesse de alunos pela iniciação científica da educação básica.

Um grupo de alunos da Escola Estadual Padre José Nicolino de Souza, de Oriximiná, apresentou na feira um motor capaz de transformar fonte de calor em energia, para uso no dia a dia.

“Utilizamos as características da lente côncava, que vai desviar todos os raios de luz que incidirem sobre o espelho, para um único ponto, que, no caso, seria o fundo da lata. O farol adaptado com espelhos seria para aproveitar o calor que não foi aproveitado completamente no fundo dessa lata”, detalhou o aluno Evandro Kamijó.

Foram quatro meses de preparação até conseguirem colocar o projeto em funcionamento. O aluno ressaltou que, se caso o projeto avançar, é possível beneficiar as pessoas, com economia de energia e de poluentes.

Alunos apresentam projeto capaz de transformar fonte de calor em energia durante Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais — Foto: Reprodução/TV Tapajós

“Se o nosso projeto conseguir ser aperfeiçoado cada vez mais, ele poderia ajudar famílias a se desligarem da rede elétrica e economizar energia. Outra vantagem é que como ele aproveita energia do sol, não emite gases como o CO2, dióxido de carbono, que é um dos gases do efeito estufa”, explicou.

Trabalhos de pesquisa, Mostra Científica de clube de ciência, palestras, minicursos e oficinas fizeram parte da Feira, para incentivar a produção de métodos científicos e a melhoria no ensino e aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos nas escolas.

“Queremos estimular o gosto pelas tecnologias e ciências educacionais. É um projeto da Ufopa, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa”, explicou coordenadora da feira, professora Nilzilene Gomes.

Feira incentivou a iniciação científica e criatividade de crianças e jovens da educação básica — Foto: Reprodução/TV Tapajós

Leonardo Ferreira participou de um minicurso de Matemática e afirmou que foi divertido. “Eles ficam brincando com a matemática. Agora vai ficar muito mais fácil”, disse.

“Nós culturalmente não temos essa vocação para ciências exatas e quando nos propomos a fazer um evento como esse, queremos despertar esse interesse pela área”, destacou o professor Hamilton Carvalho.

O evento premiou os melhores trabalhos que foram apresentados, sobre diversas áreas para valorizar também a inovação e a atitude investigativa.

Link: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/comunica/jornalismo/ufopa-na-midia-2/2018/novembro/@@createObject/?type_name=informe