Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 14:48

Instituições se unem para debater os impactos causados por agrotóxicos no Baixo Amazonas

23/11/2018-G1 Santarém e Região- Positiva

7 de Fevereiro de 2020 às 14:48

g1.globo.com
Instituições se unem para debater os impactos causados por agrotóxicos no Baixo Amazonas

Diversas instituições se uniram para apoiar a II Semana de Combate aos impactos dos agrotóxicos na região do Baixo Amazonas, do Fórum Regional de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos. O evento vai iniciar na segunda-feira (26) e segue até a sexta (30). Serão feitas discussões voltadas para a saúde humana e o aspecto ambiental, relacionados aos danos causados pelos agrotóxicos.

A programação será realizada em Santarém, Mojuí dos Campos e Alenquer. No primeiro dia, no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, haverá capacitação para profissionais da área da saúde, apresentação do Manual de Vigilância e atenção em saúde as populações expostas a agrotóxicos, além de palestra sobre a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA).

No mesmo dia, a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Mojuí dos Campos, será feita uma palestra sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana e ambiental. Toda a programação é gratuita, aberta ao público e com certificação.

A 2ª edição do evento também levará a programação para Alenquer, com o objetivo de possibilitar a participação dos moradores e comunidades dos municípios da Calha Norte.

Entre os outros assuntos da programação estão a certificação de produtos artesanais, mortandade das abelhas, agroecologia e produção orgânica. Para encerrar, uma feira de produtos orgânicos no prédio do Fórum de Justiça de Santarém.

Dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) indicam que cada brasileiro consome em média sete litros de agrotóxicos por ano e 64% dos alimentos consumidos são contaminados acima do nível permitido.

Apesar dos benefícios para a agricultura, a contaminação ambiental por agrotóxicos causa consequências para o meio ambiente e ao ser humano, com doenças neurológicas, câncer e outras.

A Semana tem apoio da Ufopa, Ministério Público (MPPA), Fase Amazônia, Emater, STTRs (Santarém, Mojuí e Alenquer), Odyssea, secretarias municipais de Agricultura e de Saúde de Alenquer, Embrapa, Pastoral Social da Diocese de Santarém, clínica Oncológica do Brasil e Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos.

26/11 – Santarém - Auditório da Ufopa Campus Tapajós– Rua Vera Paz, s/n. Bairro Salé.

9h - Capacitação para os profissionais da saúde e apresentação do Manual de Vigilância e atenção em saúde as populações expostas a agrotóxicos: Roberta Souza (Sespa).

14h- Palestra: Os danos causados pelos Agrotóxicos: Política Nacional de Redução de Agrotóxicos em Debate – PNARA: Geraldo Mosimann.

26/11 - Mojuí dos Campos - Sede do STTR - Rod. PA 431/Km 12/ Comunidade Palhal

9h - Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e Ambiental: Flavia Garcez (Ufopa) e Carlos Passos (UnB).

Apresentação do Histórico do Fórum Regional de Combate aos impactos dos Agrotóxicos na região do Baixo Amazonas: Gracivane Moura.

28/11- Alenquer - Ginásio Poliesportivo Otávio Proença de Moraes -Rua João Ferreira, s/n, Planalto.

9h às 18h (com intervalo): Seminário para os municípios da Calha Norte.

Os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e Ambiental: Carlos Passos (UnB).

Mortandade das Abelhas: Rui Bessa (Ufopa)

Agroecologia e Produção Orgânica: Ana Cláudia (Emater)

Debate sobre Certificação dos Produtos Artesanais: Gerência de Certificação (Adepará) .

29/11 - Santarém - Sede do STTR - Rodovia Santarém Cuiabá, s/n, Matinha. 14h às 18h: Debate sobre a Certificação dos Produtos Artesanais- Adepará

30/11 – Encerramento - Feira de Orgânicos no prédio do Fórum de Justiça de Santarém - Av. Mendonça Furtado, s/n.

 

link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/11/23/instituicoes-se-unem-para-debater-os-impactos-causados-por-agrotoxicos-no-baixo-amazonas.ghtml