Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 14:23

Ufopa abre inscrições para projeto de educação de surdos e curso de intérprete de Libras

2/11/2018-Folha MT-Positiva

7 de Fevereiro de 2020 às 14:23

folhamt.com.br

- - G1 / FolhaPA

Notícias
Vagas são abertas à comunidade, especialmente a professores da rede pública de ensino. Inscrições são feitas pela internet.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abriu o período de inscrição para o projeto de educação de surdos em Santarém, no oeste do estado, e para o curso de extensão em formação de tradutores e intérpretes de Libras/Português. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade acadêmica e profissionais da educação.
O projeto

Denominado “Educação de Surdos em Santarém: formação de professores, adaptação curricular e a produção de material didático na perspectiva bilíngue”, o projeto irá auxiliar o desenvolvimento de formas de ensino e estratégias para apresentação dos conteúdos curriculares para alunos surdos da educação básica.

Ao todo estão sendo ofertadas 25 vagas, sendo 15 destinadas a professores da rede pública de ensino e 10 para estudantes de cursem dos cursos de licenciatura na Ufopa.

As inscrições seguem até 7 de novembro no site do Programa Libras no Oeste do Pará, da Ufopa. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e enviar os documentos listados no item 3.2 do edital. Os selecionados deverão ainda efetuar a matrícula no período de 12 a 14 de novembro. As atividades iniciam no dia 23 de novembro.
O curso

O curso de extensão oferta 30 vagas a, preferencialmente, falantes bilíngues de Libras/Português com escolaridade de nível médio. A duração será de um ano, com carga horária total de 200 horas e aulas presenciais no período noturno. A matriz curricular inclui disciplinas de Libras, Linguística Geral, interpretação e tradução e estágio de 40h. A previsão de início do curso é em 13 de novembro.

Os interessados devem efetuar as inscrições até o dia 4 de novembro neste link anexando os documentos descritos no item 4.4 do edital.

Os critérios de avaliação são: certificado de conclusão do ensino médio ou curso técnico profissionalizante equivalente, carta de intenções, entrevista e conhecimento de Libras avançado ou experiência como Tradutor e Intérprete de Libras/Português em sala de aula. O resultado final será publicado no dia 9 de novembro.

Link: http://www.folhamt.com.br/artigo/315731/Ufopa-abre-inscricoes-para-projeto-de-educacao-de-surdos-e-curso-de-interprete-de-Libras