Criado em 6 de Fevereiro de 2020 às 18:11
8/10/2018-G1 Santarém e Região-Positiva
6 de Fevereiro de 2020 às 18:11
g1.globo.com
Inscrições para Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais seguem até 28 de outubro
Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Equipe do NTM em oficina de informativa educacional para professores da rede municipal de Santarém — Foto: NTM/Divulgação
Equipe do NTM em oficina de informativa educacional para professores da rede municipal de Santarém — Foto: NTM/Divulgação
Equipe do NTM em oficina de informativa educacional para professores da rede municipal de Santarém — Foto: NTM/Divulgação
Escolas interessadas em apresentar trabalhos na I Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas – Pará (Fecitba-PA), podem fazer suas inscrições até o dia 28 de outubro. O evento será realizado dias 23 e 24 de novembro, na Escola Tecnológica de Santarém, oeste do Pará, sob a coordenação do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC), da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Segundo a coordenadora do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM) de Santarém, professora Dircelina Tavares, o NTM vai participar do evento, juntamente com escolas da rede municipal que vão apresentar os seus trabalhos desenvolvidos nas aulas de informática educacional, seja nos labins ou nas oficinas ofertadas pelo Núcleo.
A Fecitba-PA é um evento institucional da Ufopa que visa estimular a iniciação científica na educação básica e incentivar a atitude investigativa e colaborativa por meio da produção de trabalhos criativos que valorizem a experimentação, a inovação e a utilização de métodos científicos.
Com a feira, a coordenação pretende desenvolver o gosto pelas ciências e tecnologias educacionais e contribuir com melhorias no ensino e aprendizagem nas escolas.
Segundo a coordenação, serão aceitos para submissão trabalhos originados de projetos que envolvam estudantes da educação básica, que já tenham resultados pelo menos parciais, e que continuem no ano seguinte.
Haverá premiações individuais para as escolas que apresentarem maior número de trabalhos expostos para avaliação.
O estudante que estiver participando do trabalho inscrito para a feira, que concorrerá a premiações, não pode ser concluinte em 2018 e, no período da inscrição, precisa estar devidamente matriculado na educação básica em uma das seguintes modalidades:
No Ensino Fundamental II (de 6º ao 9º ano);
No Ensino médio (1º e 2º anos);
No Ensino Técnico e Profissionalizante.
Não serão aceitos trabalhos de estudantes com idade superior a 21 anos completos até o dia 31 de dezembro de 2019.