Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 13:57

Pesquisa compara relacionamento de empresas e clientes por mídias sociais no Brasil e Alemanha

22/10/2018- G1 Santarém e Região-Positiva

7 de Fevereiro de 2020 às 13:57

g1.globo.com

Um professor da Ufopa integra a equipe que está aplicando a pesquisa. Público pode participar dos estudos respondendo um questionário na internet.

Grupo de pesquisadores que está à frente dos estudos no Brasil e Alemanha — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal

Uma pesquisa de universidades do Brasil e Alemanha está investigando a gestão de relacionamento por intermédio de mídias sociais entre clientes e empresas na Europa e América Latina. Entre a equipe à frente dos estudos está um professor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) de Santarém.

Apesar de ser aplicada em vários países, o principal centro de amostragem é o Brasil e a Alemanha para comparar as diferenças entre os mercados sobre consumo e utilização dos recursos digitais.

“Hoje fazemos compras, podemos entrar em contato direto com o fornecedor. Em Santarém, por exemplo, é comum o envio de mensagem por WhtasApp. Isso influencia fortemente nas nossas escolhas de produtos, serviços, avaliações. Estamos querendo verificar o comportamento disso no Brasil e na Alemanha”, disse o professor Fábio Lobato, da Ufopa.

Para participar da pesquisa é preciso responder um questionário neste link. O tempo estimado de conclusão é de até 10 minutos, as informações prestadas são anônimas e dados individuais não serão divulgadas.

Pesquisa conta com equipe de mais de 30 pesquisadores — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal

Segundo Fábio Lobato, mais de 30 pesquisadores participam da pesquisa, que tem diferentes segmentações, e os estudos podem encerrar ainda este ano, porém, caso necessário, ela será prorrogada até 2019. O resultado vai compor o relatório final do projeto.

Na Ufopa um estudo similar, porém menor, foi realizado com empresas da região de Santarém para verificar como elas faziam a gestão de mídias digitais e como elas poderiam melhorar o relacionamento com os clientes.

A pesquisa sobre as mídias sociais é do Centro de Pesquisas em Social CRM (SCRC), em cooperação com o Instituto de Sistemas de Informação da Universidade de Leipzig e o Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os estudos tratam de um projeto de colaboração em pesquisa e prática.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/10/22/pesquisa-compara-relacionamento-de-empresas-e-clientes-por-midias-sociais-no-brasil-e-alemanha.ghtml