Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 13:57
22/10/2018- G1 Santarém e Região-Positiva
7 de Fevereiro de 2020 às 13:57
g1.globo.com
Pesquisa compara relacionamento de empresas e clientes por mídias sociais no Brasil e Alemanha
Um professor da Ufopa integra a equipe que está aplicando a pesquisa. Público pode participar dos estudos respondendo um questionário na internet.
Grupo de pesquisadores que está à frente dos estudos no Brasil e Alemanha — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal
Grupo de pesquisadores que está à frente dos estudos no Brasil e Alemanha — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal
Grupo de pesquisadores que está à frente dos estudos no Brasil e Alemanha — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal
Uma pesquisa de universidades do Brasil e Alemanha está investigando a gestão de relacionamento por intermédio de mídias sociais entre clientes e empresas na Europa e América Latina. Entre a equipe à frente dos estudos está um professor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) de Santarém.
Apesar de ser aplicada em vários países, o principal centro de amostragem é o Brasil e a Alemanha para comparar as diferenças entre os mercados sobre consumo e utilização dos recursos digitais.
“Hoje fazemos compras, podemos entrar em contato direto com o fornecedor. Em Santarém, por exemplo, é comum o envio de mensagem por WhtasApp. Isso influencia fortemente nas nossas escolhas de produtos, serviços, avaliações. Estamos querendo verificar o comportamento disso no Brasil e na Alemanha”, disse o professor Fábio Lobato, da Ufopa.
Para participar da pesquisa é preciso responder um questionário neste link. O tempo estimado de conclusão é de até 10 minutos, as informações prestadas são anônimas e dados individuais não serão divulgadas.
Pesquisa conta com equipe de mais de 30 pesquisadores — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal
Pesquisa conta com equipe de mais de 30 pesquisadores — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal
Pesquisa conta com equipe de mais de 30 pesquisadores — Foto: Fábio Lobato/Arquivo Pessoal
Segundo Fábio Lobato, mais de 30 pesquisadores participam da pesquisa, que tem diferentes segmentações, e os estudos podem encerrar ainda este ano, porém, caso necessário, ela será prorrogada até 2019. O resultado vai compor o relatório final do projeto.
Na Ufopa um estudo similar, porém menor, foi realizado com empresas da região de Santarém para verificar como elas faziam a gestão de mídias digitais e como elas poderiam melhorar o relacionamento com os clientes.
A pesquisa sobre as mídias sociais é do Centro de Pesquisas em Social CRM (SCRC), em cooperação com o Instituto de Sistemas de Informação da Universidade de Leipzig e o Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional (LINC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os estudos tratam de um projeto de colaboração em pesquisa e prática.