Criado em 6 de Fevereiro de 2020 às 18:01

Projeto ‘Roteiros Santarenos’ leva acadêmicos da Ufopa a praias e pontos turísticos da cidade

15/10/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

6 de Fevereiro de 2020 às 18:01

g1.globo.com

A excursão visa discutir principalmente as mudanças feitas pelo homem nas praias localizadas na região metropolitana de Santarém.

Praia do Juá será visitada por acadêmicos da Ufopa como parte do projeto "Roteiros Santarenos" — Foto: Reprodução/TVTapajós

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou nesta segunda-feira (15) em Santarém, oeste paraense, o projeto de extensão ‘Roteiros Santarenos: história, geologia e turismo’. O objetivo da excursão é observar aspectos ambientais, socioeconômicos e turísticos das áreas visitadas. A saída foi do estacionamento da unidade Amazônia da Ufopa, às 7h30 rumo às praias.

Além de percorrer três praias de Santarém: Maracanã, Salvação e Juá, os 25 estudantes de vários cursos da universidade irão estudar outros pontos turísticos da cidade como o Centro Cultural João Fona, orla, entre outros.

De acordo com o vice coordenador do projeto, o professor Sílvio Martins, os roteiros foram definidos a partir dos estudos de alunos e professores do curso de Geologia da Ufopa. “Vamos desenvolver, através dessas visitas, alguns levantamentos importantes. E depois de ter estudado, a gente vai fazer um retorno à sociedade através de exposições de fotos, e também a gente tem o objetivo de desenvolver um roteiro geoturístico virtual, para que as pessoas possam fazer o acesso pelo computador”, explicou.

O projeto ‘Roteiros Santarenos’ iniciou em 2011 e objetiva trabalhar a popularização das geociências no município de Santarém, através de roteiros geoturísticos, trabalhando assuntos referentes ao patrimônio arquitetônico e natural, meio ambiente e sociedade.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/10/15/projeto-roteiros-santarenos-leva-academicos-da-ufopa-a-praias-e-pontos-turisticos-da-cidade.ghtml