Criado em 6 de Fevereiro de 2020 às 17:30

Santarém e Região Monografia de egresso da Ufopa sobre muiraquitãs santarenos recebe prêmio do Iphan

3/10/2018-Região G1- Positiva

6 de Fevereiro de 2020 às 17:30

g1.globo.com

Trabalho de conclusão da graduação em arqueologia de Anderson Márcio Lima foi publicado em 2017. Atualmente ele trabalha em Tefé, no Amazonas, e se prepara para o mestrado.

Anderson Márcio Lima em sítio arqueológico — Foto: Ufopa/Divulgação

Apaixonado por arqueologia desde criança, o egresso da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Anderson Márcio Amaral Lima teve a monografia sobre muiraquitãs da região de Santarém certificada na 6ª Edição Prêmio Luiz Castro de Faria, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O trabalho intitulado "Contextualização espacial, histórica e tecnológica dos muiraquitãs" foi orientado pelo professor Claide de Paula Moraes, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufopa e publicado em 2017.

Ao entrar no curso de arqueologia, Anderson Lima já tinha na bagagem alguns anos de experiência e conhecimentos sobre os sítios arqueológicos da região, além de possuir uma das mais ricas coleções de materiais arqueológicos - atualmente sob guarda do Laboratório de Arqueologia Curt Nimuendaju.

Muiraquitã é um símbolo cultural muito forte na região amazônica — Foto: Reprodução/ TV Liberal

Durante a graduação, o arqueólogo dedicou-se aos estudos de um dos mais importantes símbolos da cultura amazônica: o muiraquitã, que são artefatos arqueológicos feitos de minerais com coloração verde, com características peculiares. As formas do objeto são diversas.

Atualmente, Anderson Márcio trabalha na área de sua formação em um instituto de conservação em Tefé, no Amazonas, e se prepara para ingressar no mestrado.

Com o objetivo de reconhecer a pesquisa acadêmica que verse sobre o tema da preservação do patrimônio arqueológico brasileiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), contempla trabalhos em quatro categorias - Artigo Científico, Monografia de Graduação, Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado - com prêmios de R$ 5 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil e R$ 20 mil, respectivamente.

Na sexta edição a premiação contou com a avaliação da Comissão Julgadora composta pelos arqueólogos Dra. Adriana Schmidt Dias, Dr. Maria Conceição Soares Meneses Lage e Dr. Eduardo Góes Neves.

O prêmio foi criado em 2013, e cabe ao Iphan prestigiar os trabalhos científicos desenvolvidos sobre o tema, que representem originalidade e contribuição para a área de conservação do patrimônio arqueológico brasileiro.

link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/10/03/monografia-de-aluno-da-ufopa-sobre-muiraquitas-santarenos-recebe-do-premio-iphan.ghtml