Criado em 7 de Fevereiro de 2020 às 14:09

Simpósio de farmacognosia destaca a importância da biodiversidade da Amazônia para as pesquisas

27/10/2018-G1 Santarém e Região-Positiva

7 de Fevereiro de 2020 às 14:09

g1.globo.com

Palestras e apresentação de pôsteres de trabalhos científicos mostram avanços de pesquisas com recursos naturais.

Simpósio de farmacognosia focou em pesquisadores regionais, estudantes de graduação e pós-graduação para se discutir os avanços da pesquisa na região — Foto: Ascom/Ufopa/Divulgação

A Unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi palco de diversos debates sobre os estudos de produtos naturais em ciências farmacêutica, na quinta (25) e sexta-feira (26), durante o II Simpósio Regional Norte de Farmacognosia (II SRNF). O destaque foi para a rica biodiversidade da Amazônia, que possibilita o desenvolvimento de muitas pesquisas.

O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), em parceria com a Ufopa, por meio do Instituto de Saúde Coletiva (Isco). O presidente da SBFgnosia, Leopoldo Baratto, pesquisador de renome nacional na área de plantas medicinais da Amazônia, destacou que é importante debater o potencial dos recursos naturais que a região tem.

Ele ressaltou ainda que os eventos regionais sobre a Farmacognosia possibilitam a descentralização do acesso ao conhecimento científico. “Muitas vezes os eventos acontecem nas capitais e as pessoas do interior não têm acesso a esses debates discussões tão importantes”, enfatizou.

A organização do evento focou em pesquisadores regionais, estudantes de graduação e pós-graduação para se discutir os avanços da pesquisa na região. A Farmacognosia tem como alvo os princípios ativos, que podem ser encontradas em plantas medicinais, muito presentes na Amazônia.

Os estudos objetivam verificam se substâncias ou matérias primas têm potencial terapêutico. As palestras durante o evento foram voltadas para essas pesquisas científicas, incluindo diversas áreas da saúde. Apresentação de pôsteres com resultados de trabalhos científicos e premiação dos melhores painéis também fizeram parte do Seminário.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/10/27/simposio-de-farmacognosia-destaca-a-importancia-da-biodiversidade-da-amazonia-para-as-pesquisas.ghtml