Criado em 5 de Fevereiro de 2020 às 17:58
29/9/2018- G1 Santarém e Região-Positiva
5 de Fevereiro de 2020 às 17:58
g1.globo.com
Pedagogia da Alternância e desenvolvimento rural serão discutidos durante evento em Santarém
Serão debatidas ainda questões sobre o fortalecimento das escolas comunitárias Casas Familiares Rurais do Pará. Seminário será nos dias 1º e 2 de outubro no STTR.
Com o objetivo de promover reflexões sobre a conexão entre pedagogia da alternância e desenvolvimento rural e também debater o fortalecimento das escolas comunitárias Casas Familiares Rurais localizadas no Pará, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará o 1º Seminário Estadual sobre Pedagogia da Alternância, em Santarém.
O evento ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro na sede do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR), com o tema “Concepções, práticas pedagógicas e planejamento estratégico da Rede Associação das Casas Familiares Rurais do Pará (Arcafar-PA)”.
De acordo com a programação, a temática do primeiro dia de discussões serão a educação no campo, pedagogia da alternância e desenvolvimento rural. Devem participar pesquisadores, docentes, monitores e egressos de Casas Familiares Rurais.
As inscrições para o primeiro dia são limitadas e podem ser feitas neste link.
No segundo dia do evento, pretende-se construir as diretrizes estratégicas da Rede Associação das Casas Familiares Rurais do Pará (Arcafar-PA). A programação deste dia é destinada apenas às pessoas vinculadas à Rede.
O seminário é uma ação vinculada ao projeto de extensão “Fortalecimento da Pedagogia da Alternância e da Agricultura Familiar no Território Baixo Amazonas”, coordenado pela professora Danielle Wagner, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef).
"A primeira edição do seminário, em 2016, foi realizada como evento inaugural do curso de especialização em Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Rural. Agora com nova proposta, o seminário marca o encerramento do curso. Esperamos que ele contribua para pactuação de estratégias de fortalecimento das Casas Familiares Rurais", avalia a docente.