Criado em 19 de Julho de 2019 às 12:25

Acadêmicos são convocados para representar Santarém nos Jogos Universitários Brasileiros

11/4/2019- GE Santarém- Positivo

19 de Julho de 2019 às 12:25

Diariamente, os universitários Daniel Carvalho Pereira e Lucas Filipe Echer seguem a rotina normal de estudantes, nos cursos de Ciência da Computação e Geografia, respectivamente, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém. Mas os dois não se saem bem só com os livros e as matérias nas aulas. Basta dar uma raquete ou um tabuleiro e peças de xadrez para ver.

Os acadêmicos foram convocados para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de modalidades individuais, que serão realizados entre 22 e 27 de abril, em Brasília. Daniel competirá no tênis de mesa, enquanto Lucas será o representante santareno no xadrez.

A convocação da dupla foi divulgada pela Coordenação de Esporte e Lazer da Pró-Reitora de Gestão Estudantil (Proges) da Ufopa, junto com a confirmação de uma ajuda de custo, dada por meio do Plano Nacional de Assistência Estudantil, para auxiliar nas passagens, hospedagem, alimentação, transporte e uniforme dos acadêmicos.

A ida deles à competição nacional se deu pela boa participação nos Jogos Internos da Ufopa, disputados em novembro de 2018, quando Daniel e Lucas foram os campeões das respectivas modalidades.

Daniel Carvalho (de azul) treina regularmente o tênis de mesa na Ufopa — Foto: Arquivo pessoal/Daniel Carvalho Pereira

Daniel Carvalho, por exemplo, pratica o tênis de mesa desde a época de colégio, mas quando entrou na universidade começou a levar o esporte mais a sério, até pela possibilidade de treinar nas mesas disponibilizadas nos campi da instituição.

O estudante de 21 anos contou que a notícia da convocação foi uma surpresa, e que está ansioso para competir com atletas de todo o país.

- Eu não esperava. Eu fico animadíssimo, até porque o atual campeão da competição é um cara que eu acompanho pelas redes sociais, tenho muita admiração. Então poder participar do mesmo evento que ele e outros atletas de todo o Brasil é algo sensacional. Uma experiência única – afirmou o estudante do 7° semestre do curso de Ciência da Computação.

Já Lucas Echer, de 20 anos, joga xadrez como hobby desde os sete, mas foi em 2015 que começou a disputar mais partidas, quando entrou no Clube Roque Maior através de um amigo do pai dele.

Lucas Echer (de amarelo) foi campeão dos Jogos Internos da Ufopa no xadrez — Foto: Arquivo pessoal/Lucas Filipe Echer

O enxadrista revela que havia vencido uma seletiva anterior, mas que não conseguiu disputar os JUBs na ocasião. Agora, ele revela a felicidade de poder enfrentar competidores de outras localidades pessoalmente, já que disputa partidas online com pessoas do Brasil todo.

-Foi tudo muito rápido, a programação dos Jogos saiu e logo eu fui convocado. Eu fiquei muito feliz pela Universidade me possibilitar isso, de sair do estado. O nível de lá é bem alto, fico muito motivado. Já joguei aqui com jogadores da região Norte, mas agora vai ser uma experiência nova. Vou até ver se eu tenho algum amigo que vai, como jogo online conheço muita gente de todas as partes do país – contou o acadêmico do 5° semestre de Geografia.

As equipes campeãs dos Jogos da Ufopa em modalidades coletivas esperam disputar a seletiva paraense dos Jogos Universitários, que será disputada em Belém, no mês de maio, para ter chances de ir à fase nacional.

No coletivo, além da etapa paraense, há a fase regional, que deve ser realizada em Manaus, antes dos times se classificarem aos Jogos Universitários Brasileiros. No ano passado, 14 acadêmicos representaram o oeste do Pará na competição, na modalidade handebol.

Link:https://globoesporte.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/academicos-sao-convocados-para-representar-santarem-nos-jogos-universitarios-brasileiros.ghtml