Ultima atualização em 17 de Julho de 2019 às 11:42

Governo autoriza renegociação de dívidas de municípios e lança Bolsa Pará

5/4/2019- Roma News- Positivo- UFOPA SENDO CITADA

17 de Julho de 2019 às 11:33

O governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), anunciou na sessão especial da Assembleia Legislativa realizada na Câmara Municipal de Marabá nessa quinta-feira, 4, um projeto de lei que prevê renegociação de dívidas dos municípios com o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igreprev) por um prazo de 20 anos. Ele não informou o montante acumulado, mas pediu aos deputados apreciação “em caráter de urgência” para viabilizar a adimplência das localidades, possibilitando convênios e outras operações de contratos para o desenvolvimento.

Helder Barbalho fez o lançamento, no início da noite, do Programa Bolsa Pará, com a presença dos reitores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Instituto Federal do Pará (IFPA), contemplando todos os níveis oferecidos por essas instituições. Foi solicitado por um dos dirigentes até 1% do orçamento do Estado para investimento no âmbito tecnológico. O titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectet), Carlos Maneschy, calcula que em um ano os investimentos cada vez mais crescentes nessas áreas cheguem entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. O investimento inicial é de menos de R$ 4 milhões.

Comissão de Barragens da Alepa

A Comissão de Barragens da Assembleia Legislativa promoveu reunião nesta quinta-feira, 4, em Marabá, durante a programação itinerante junto com o governo do Estado e recolheu documentos, além de ter ouvido comunidades, movimentos sociais e órgãos como Comissão Pastoral da Terra (CPT), Federação dos Trabalhadores em Agricultura, a Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, Defensoria Pública e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

A deputada Marinor Brito (PSOL), que preside a Comissão, informou que documentos recolhidos sobre eventuais riscos em Canaã dos Carajás poderá originar visita ao município em breve. “O material que nos foi entregue enriquece as nossas preocupações”, disse ela.

Deputadas Marinor Brito e Professora Nilse

Link:https://www.romanews.com.br/cidade/governo-autoriza-renegociacao-de-dividas-de-municipios-e-lanca-bolsa/35545/