Ultima atualização em 17 de Julho de 2019 às 11:43

III Encontro de Cidadania e Garantia de Direitos LGBTI+ esclarece sobre serviços do Creas ao público

6/4/2019- Agência Santarém- Positivo- UFOPA SENDO CITADA

17 de Julho de 2019 às 11:37

O III Encontro de Cidadania e Garantia de Direitos "LGBTI+", ocorreu na manhã desta sexta-feira (05), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). O encontro oportunizou o esclarecimento sobre os serviços prestados pelo Centro a esse público. A programação foi alusiva ao Dia Nacional do Orgulho Gay celebrado em 25 de março.

O evento contou com a participação do grupo Mãe Para Diversidade; Movimentos LGBTI+, Pará Paz Diversidade; Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); membros do Conselho Municipal da Juventude (Comjuven); coordenação da Proteção Social Especial (PSE) e colaboradores do Creas.

Coordenadora Adriana Rego, delegada Andreza Alves, representante da OAB Camila Diniz, presidente do movimento LGBTI+, representante do Conjuven e demais participantesDe acordo com a coordenadora do Creas, Adriana Rego foi um grande avanço conquistar um público maior na terceira edição. O objetivo principal foi aproximar e esclarecer sobre os atendimentos realizados pelo Creas em casos de violações de direitos ao Grupo LGBTI+. "A mensagem de que a Prefeitura de Santarém conta com um equipamento no município que atende esse público, que sofre discriminação e violência e na maioria das vezes não sabem como buscar apoio, foi gratificante. Eles serão disseminadores das informações para os demais integrantes dos grupos e saberão onde nos encontrar quando precisarem", destacou Adriana.

Coordenadora da PSB Adriana Encarnação, presidente do movimento LGBTI+ de Santarém Moisés Coelho, delegada Andreza Alves da Deam e Presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual de Gênero da OAB Camila DinizA delegada Andreza Alves da Delegacia da Mulher (Deam) tirou dúvidas sobre o atendimento da instituição. "Se duas mulheres que tem relação homoafetiva praticarem alguma agressão uma contra a outra, em razão da identidade de gênero, a delegacia prestará atendimento; se um pai agredir um filho pelo mesmo motivo, também será atendido pela Delegacia da Mulher. Nós, na Deam atendemos casos que estão relacionados a condição de feminilidade daquele indivíduo seja ele homem ou mulher", esclareceu.

Camila DinizUma outra palestra também significativa foi a da Presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santarém (OAB) Camila do Amaral Diniz que tirou dúvidas relacionadas aos direitos do público. "Precisamos caminhar no sentido de educar e informar essas pessoas para que saibam que, caso algum direito seja negligenciado, como proceder e para onde direcionar", afirmou Camila.

Moisés CoelhoO presidente do movimento LGBTI+ de Santarém, Moisés Coelho, contou que já conhecia o trabalho desenvolvido pelo Creas e que junto com o Pará Paz são parceiros do Centro, buscando sempre juntos o cultivo de uma cultura de paz. "É importante que a população LGBTI+ tenha conhecimento que o equipamento da Prefeitura lhes presta assistência. Nós estamos sendo a escada para que o Creas possa atingir totalmente esse grupo. Reforço a mensagem de que em momentos de ódio, devemos semear a paz, o amor e o respeito a todos", pontou Moisés.

Luiz Miguel, homem trans binário heterossexual (à direita)
"Eu conhecia o Creas e acho importante que todos saibam desse local. As vezes perdemos o espaço dentro da família, do ciclo de amigos. Perdemos pessoas importantes, e saber que podemos contar com um espaço onde as pessoas tem empatia e se especializam para nos ajudar é essencial em nossa caminhada", observou o estudante Universitário do curso de Antropologia, homem trans binário heterossexual Luiz Miguel.

Durante o encontro, também foi aberto espaço para que os participantes pudessem expor seus anseios e tirar dúvidas.

O Creas conta com uma equipe multiprofissional com psicólogo, advogado e pedagogo e oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), o qual direciona seus atendimentos ao enfrentamento de violações vivenciadas por crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBTI+ e suas famílias. Acompanha as medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC) e está localizado na Tv. Luiz Barbosa n.1310 – Bairro Caranazal (entre Plácido de Castro e Av. Borges Leal).

Link:http://www.agenciasantarem.com.br/noticia/3685#altocontraste