Criado em 19 de Julho de 2019 às 15:38

MEC conceitua curso de pedagogia da Ufopa em Óbidos com nota 4 em escala de 1 a 5

18/4/2019- Folha PA- Positivo

19 de Julho de 2019 às 15:38

O curso de licenciatura em pedagogia da unidade em Óbidos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Atualmente, a unidade tem regularmente matriculados 118 universitários.

Para a validação dos diplomas emitidos pela universidade é necessário ter o reconhecimento, feito em um processo de avaliação do curso.

A visita dos avaliadores, docentes de instituições de ensino superior que integram o banco de avaliadores do MEC, ocorreu nos dias 8 e 9 de abril de 2019.

“Vejo este resultado como uma vitória, um resultado positivo de superação diante das inúmeras dificuldades que as unidades fora da sede da Ufopa têm, principalmente em relação à infraestrutura”, avalia a professora Raimunda Costa, diretora do Campus de Óbidos e coordenadora do curso de Pedagogia.

Para chegar ao conceito de avaliação final são analisados vários quesitos, como: organização didático-pedagógica do curso (1ª dimensão); o corpo docente e tutorial (2ª dimensão); e infraestrutura (3ª dimensão).

A nota máxima que o MEC conceitua é 5. No caso do curso de Óbidos, a organização didático-pedagógica recebeu conceito 4, o corpo docente e tutorial foi avaliado com nota 4,11 e a infraestrutura teve nota 3,13.

“Nosso projeto pedagógico de curso atende aos requisitos legais e foi elogiado pelos dois avaliadores, assim como a atuação do corpo docente. Foi bom ouvir de um dos avaliadores que a melhor expressão do trabalho realizado no campus são nossos alunos, por se comunicarem bem, defenderem o curso e o que acreditam com segurança e coerência”, enfatizou a diretora.

O curso de Pedagogia foi implantado em Óbidos no ano de 2015. Os 40 alunos da primeira turma colam grau em 2019. Além da diretora, a licenciatura conta com mais oito professores no corpo docente, sendo quatro doutores, uma doutoranda e três mestres.

Link:http://www.folhapa.com.br/artigo/337072/MEC-conceitua-curso-de-pedagogia-da-Ufopa-em-Obidos-com-nota-4-em-escala-de-1-a-5