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Ultima atualização em 19 de Julho de 2019 às 16:00

Pesquisadores e indígenas denunciam danos do garimpo ilegal à saúde humana; reunião foi convocada com base em reportagem publicada pelo OESTADONET

24/4/2019 O Estado Net - Positivo- UFOPA SENDO CITADA

19 de Julho de 2019 às 15:47

Uma parceria Público Privada vai garantir a construção da ponte sobre Igarapé do Urumari, localizado na Avenida Dom Frederico, substituindo a ponte de madeira, que já foi reconstruída pelo menos duas vezes no último ano e faz parte do pacote de obras que a prefeitura vinha buscando recursos para efetuar. A prefeitura não divulgou ainda qual empresa está colaborando. Durante reunião realizada nesta terça-feira, 23 de abril, entre o prefeito Nélio Aguiar, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e representantes dos bairros Área Verde, Jutaí, Urumari, Maicá e São José Operário, a construção de outras duas pontes na zona leste também foi anunciada: uma na rua 13 de outubro e outra Transmaicá.

"Era uma demanda bem antiga. Nós fizemos o projeto no início da gestão, mas não conseguimos o recurso, então buscamos outra alternativa, que é fazer parceria público privada com uma empresa que está se instalando na área portuária da cidade. A empresa já iniciou a fabricação de algumas peças e em torno de 30 dias elas já estarão na cidade. A partir disso, nossa equipe inicia de fato a construção da ponte, que contará com espaço para pedestre, veículos e ciclistas. Após começarem os serviços, a previsão é que a obra finalize em torno de 70 dias. Além disso, já estamos aguardando a liberação do asfaltamento da Dom Frederico, da Moaçara até a Marcílio Dias, garantindo a mobilidade urbana para vários bairros", ressaltou.

De acordo com a Seminfra, a Avenida Dom Frederico é uma pista dupla e de tráfego intenso, portanto não pode receber uma simples ponte. A ponte definitiva está projetada para possuir 15 metros de comprimento e 20 metros de largura, sendo esses 20 metros divididos em dois tabuleiros com pista dupla: um lado terá uma ciclovia e um calçamento para pedestre. Somente para a construção da ponte serão investidos R$ 2.126.448,33. Além disso, a ponte precisa ser construída num nível mais elevado, para prevenir a via de alagamentos em caso de transbordamento do Igarapé. De acordo com o projeto, a pavimentação deve ser prolongada até as proximidades da comunidade Urumanduba.

Os serviços para a construção da ponte de concreto na Rua 13 de outubro, também será pavimentada e os serviços já iniciaram. A obra faz parte do anel vário do Jutaí que vem sendo executado por meio de um convênio com o governo Federal, orçado em R$ 5 milhões. No trecho da Transmaicá, que vai interligar a área portuária com a Curuá-Una, uma outra ponte já foi construída. 

Link:https://www.oestadonet.com.br/noticia/14708/parceria-publico-privada-garante-construcao-de-tres-pontes-na-periferia-de-santarem/