Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Ultima atualização em 19 de Agosto de 2019 às 10:55

Abertas as inscrições para os minicursos e oficinas da jornada acadêmica da Ufopa

15/08/2019 - G1 Santarém - Positivo

19 de Agosto de 2019 às 10:58

As inscrições serão até dia 28 de agosto ou até o preenchimento das vagas.

Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

Campus Tapajós da Ufopa, em Santarém — Foto: Gustavo Campos/G1

 

As inscrições para os minicursos e oficinas da VIII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) encerram no dia 28 de agosto ou até o preenchimento das vagas. O processo é feito exclusivamente pela internet. (Confira a relação completa dos cursos e oficinas abaixo)

O evento é direcionado para estudantes dos cursos de graduação, bolsistas de monitoria, bolsistas de iniciação científica e bolsistas de extensão da Ufopa, é aberto também para a comunidade acadêmica em geral, preferencialmente, da região oeste do Pará, que pode participar das palestras, minicursos e apresentações orais dos trabalhos. A programação envolve apresentações de diferentes atividades culturais.

Os interessados devem se inscrever através do site da instituição e confirmar a participação por meio da entrega de material de limpeza e higiene, a ser realizada nos dias 29 e 30 de agosto, diretamente nas Unidades Acadêmicas e Campus da universidade.

O Comitê Gestor da jornada acadêmica da Ufopa divulgou o resultado dos minicursos e oficinas aprovados para o evento. Os locais de realização de cada minicurso serão divulgados posteriormente.

Cursos e oficinas

Ciências agrárias

  • Geotinta: Uma alternativa sustentável e de baixo custo;
  • Interpretação de análise de solo;
  • Doenças da mandioca/macaxeira de ocorrência nas regiões do município de Santarém, Pará: identificação e controle integrado (minicurso/oficina: 1ª edição, 2019);
  • Artigos de alto impacto: dos fundamentos à submissão;
  • Descrições morfológicas de perfis de solo.

Ciências biológicas

  • Introdução à inferência filogenética bayesiana com beast;
  • Produção de materiais adaptados ao ensino de ciências para alunos surdos;
  • Práticas em morfologia vegetal;
  • Introdução aos fungos micorrízicos arbusculares a partir de técnicas alternativas de coloração;
  • Diversidade e taxonomia de fungos macroscópicos (basidiomycota).

Ciências da saúde

  • Práticas integrativas e complementares: a auriculoterapia como proposta de cuidado na atenção primária à saúde;
  • Noções para estratégia nacional de promoção do aleitamento materno e alimentação complementar;
  • Ginástica laboral: teoria e prática;
  • Minicurso de venopunção: técnicas para coleta de sangue;
  • Medicalização e uso racional dos medicamentos: atualização e atuação intersetorial.

Ciências exatas e da terra

  • Explorando superfícies quádricas com o geogebra;
  • Propriedades físicas para identificação mineral;
  • Manipulação de dados meteorológicos utilizando ambiente computacional r;
  • Utilização do software coreldraw para ilustração de estruturas geológicas.

Ciências humanas

  • O desenvolvimento de habilidades sociais na formação de educadores: lidando com os conflitos interpessoais na escola;
  • Surdocegueira: do social à educação;
  • Educação na idade média: as sete artes liberais (trivium e o quadrivium);
  • Trabalhando o livro de imagens na formação leitora;
  • Atividades de modelagem matemática à luz da bncc;
  • Entre o céu e o inferno: a representação imagética do juízo final na idade média;
  • Informática inclusiva: utilizando os recursos tecnológicos no processo de inclusão escolar de alunos surdos;
  • Atenção educacional à pessoa surdocega: reflexões da teoria histórico-cultural à teoria libertadora freireana.

Ciências sociais aplicadas

  • As instituições jurídicas na defesa dos princípios do contraditório e ampla defesa: o mp e a defensoria à luz do instituto do tribunal do júri e de tipos penais paradigmáticos;
  • Direito e cidadania - direitos da pessoa com deficiência, a orientação e mobilidade como meio de efetivação dos direitos humanos;
  • Discutindo o significado de empoderamento feminino da mulher negra;
  • Educação financeira: multiplique seu dinheiro com a renda fixa;
  • Plano de vida e carreira e inteligência emocional, ferramentas para o sucesso profissional.

Engenharias

  • Introdução à eletrônica digital;
  • Utilização do software autocad para criação de desenhos em 2d para iniciantes;
  • Sistema preliminar de tratamento de esgoto doméstico residencial;
  • Noções básicas de compatibilidade de projetos arquitetônicos e de engenharia.

Interdisciplinar

  • Ferramenta baseada em jogos para educação e pesquisas quantitativas;
  • Conhecendo o sistema braille;
  • Proposta de conscientização e acessibilização em libras dos atendimentos realizados a os usuários surdos de serviços de saúde;
  • Introdução ao qgis – noções básicas para confecção de mapas;
  • Grupos de pesquisa colaborativos com dragon dreaming.

Linguística, letras e artes

  • O teatro e a língua brasileira de sinais - libras na expressão da identidade cultural amazônica;
  • Mitos e verdades sobre a língua brasileira de sinais;
  • O papel da literatura na formação do leitor juvenil: iniciativa de um clube de leitura • o cinema como uma arte de interpretação “as perspectivas do surrealismo na tela do cinema: a arte da interpretação”;
  • Educação literária – letramento literário no ensino médio

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/08/15/abertas-as-inscricoes-para-os-minicursos-e-oficinas-da-jornada-academica-da-ufopa.ghtml