Criado em 27 de Agosto de 2019 às 12:16

Arcon entrega 180 carteiras de meia passagem intermunicipal estudantil em Santarém

23/08/2019 - Bacana News - Positivo - Ufopa sendo Citada

27 de Agosto de 2019 às 12:16

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) realizou na manhã desta quinta-feira (22), em Santarém, no oeste do Pará, a entrega de 180 carteiras de meia passagem intermunicipal estudantil no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A cerimônia de entrega contou com a presença da diretora financeira e tarifária, Denise Pimenta, responsável pelas carteiras no órgão, diretor de fiscalização e normatização – Ivan Bernaldo, deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), comandante do 3º BPM – coronel Tarcísio Costa, a supervisora Hitatiana Castro, responsável pela Arcon em Santarém, e a professora Marciana Góes que esteve no evento representando a Ufopa.

A Arcon integra a Comissão Gestora tripartite da Meia Passagem Intermunicipal, amparada pelo Decreto Estadual 2.123 /2010. O direito da carteira de interpass é para os estudantes que moram em um município e estudam em outro, os quais serão beneficiados com a meia passagem intermunicipal.

Para a emissão do documento, o estudante deve procurar a instituição de ensino superior e verificar se a mesma efetuou o cadastro na Arcon, preencher a ficha de solicitação e anexar os documentos, sendo eles: duas fotos 3×4, declaração ou atestado de matrícula e original e cópia do comprovante de residência atualizado (água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) que serão enviados ao órgão para emissão da carteira.

De acordo com o advogado da Arcon Santarém, Hiroito Tabajara, na entrega constatou-se um grande número de alunos quilombolas, indígenas e principalmente alunos da região da Calha Norte.

“Esse estudantes ficaram muito felizes por terem a oportunidade de utilizarem essa carteira e obterem a meia passagem quando forem rever suas famílias em suas cidades de origem”, observou Tabajara.

No evento também foi informado que casos os operadores não queiram reconhecer o direito dos usuários estudantes eles devem entrar em contato com a ARCON Santarém, localizado na Estação Rodoviária, ou, através da Ouvidoria, por meio do 0800-0911717 ou através do e-mail ouvidoria@arcon.pa.gov.br.

Além de que o Comandante do 3º BPM garantiu total apoio da instituição as ações da ARCON com o intuito de coibir abusos de operadores.

Link: https://bacana.news/arcon-entrega-180-carteiras-de-meia-passagem-intermunicipal-estudantil-em-santarem/