Ultima atualização em 19 de Agosto de 2019 às 10:51

Reitor da UFOPA apresentou na Câmara Municipal de Itaituba, relatório de 1 ano de gestão à frente da Instituição

18/08/2019 - Platão 24h News - Positivo

19 de Agosto de 2019 às 11:00

Na manhã desta quarta-feira (14), o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Hugo Alex Carneiro Diniz, presente o diretor da Ufopa-Campus Itaituba, Luamim Sales Tapajós, usou a tribuna da Câmara Municipal por alguns minutos, para expor relatório no qual consta os trabalhos desenvolvidos e os resultados obtidos, no período de 1 ano em que esta à frente da Universidade.

Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Hugo Alex Carneiro Diniz. Foto: Ney (WebTv)

Na sua fala, o reitor destacou os pontos mais importantes, a começar pelo início em que assumiu a direção da Universidade, no mês de abril do ano de 2018, em que, na avalição de cursos realizada pelo Ministério da Educação (MEC), uma das variáveis pior avaliada, foi justamente a infraestrutura física das universidares, o que logo, impulsionou e fez com que as obras de construção do prédio campus Itaituba, em específico, progredisse velozmente. A previsão, de acordo com sua fala, é que em 2020, o prédio seja ocupado.

Com aluguéis, desde 2011, a universidade gastou um valor chegando na casa dos 45 milhões de reais, relatou. Neste ano, em comparação ao ano anterior em que o valor mensal gasto com aluguéis chegava a 600 mil reais, o valor mensal caiu quase 50%, chegando aos 320 mil reais. O intuito até Julho de 2020, é reduzir esse valor consideravelmente, para 20 mil reais.

Ações e principais resultados em 1 ano de gestão

- Conclusão do planejamento a longo prazo, até 2023;
- Realização de gestão dos contratos, diminuindo valores mensais dos gastos com a universidade;
- Criação de um comitê de gestão de obras, para que não haja nenhuma obra parada;
- 14 obras estão em andamento, dentre elas, a construção do prédio campus Itaituba;

O reitor finaliza a exposição do relatório, falando de maneira sucinta, sobre o programa em que vários acadêmicos são enviados à várias universidades do Brasil, e até mesmo fora do país, como aconteceu ano passado, para que os mesmos possam trocar experiências, evidenciarem e compartilharem  através de interação, todo conhecimento absorvido na área, e claro, aprender coisas novas.

"São oportunidades que a Ufopa tem dado pra nossos alunos, e posso garantir, que em nenhum outro lugar, você tem esse nível de oportunidade. Então essa é a qualidade de uma universidade pública, que está aqui em Itaituba, e estamos trabalhando fortemente para consolidar" finalizou o reitor enaltecendo o excelente trabalho desenvolvido pela Universidade aos alunos.

Ver. Wescley Tomaz

O vereador Wescley Tomaz, na ocasião, ponderou sobre os cursos que futuramente serão trazidos para Itaituba. Direcionou sua fala ao diretor do campus local, enfatizando a importância de que os cursos venham a ser alinhados à vocação econômica da região, isto é, na área da mineração.

Wescley citou o exemplo de técnico em mineração, geologia, e vários outros no âmbito também da agropecuária, e finalizou assegurando o apoio da Câmara nesta futura seletiva de cursos para Itaituba.

Deseja ter acesso a todas as informações que constam no relatório, na íntegra? Acesse o site da UFOPA  CLIQUE AQUI e saiba mais.