Criado em 16 de Outubro de 2019 às 11:52

Ufopa e Polícia Militar orientam comunidade acadêmica sobre segurança

30/08/2019 - G1 Santarém - Positivo

16 de Outubro de 2019 às 11:52

Um conjunto de ações foi elaborado para alertar sobre prevenção aos infratores da lei.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o 3º Batalhão da Polícia Militar, em Santarém, região oeste, firmaram parceria para orientar a comunidade acadêmica quanto a medidas de segurança.

O parceria refere-se à orientação e adoção de comportamentos e procedimentos que contribuam para um ambiente de tranquilidade, salubridade, respeito à dignidade e segurança nas áreas de ensino, produção científica e convívio da comunidade acadêmica.

De acordo com a Polícia, a preocupação com a segurança pessoal é um dos fatores que contribui para diminuir as chances das pessoas se tornarem vítimas. Pequenos cuidados adotados no cotidiano, bem como no interior ou nas proximidades das unidades acadêmicas, evitarão o surgimento de eventos indesejáveis.

A pedido da Ufopa, a PM elaborou um conjunto de orientações para alunos, professores e técnicos da Universidade, no sentido de prevenir “eventos indesejáveis”, com procedimentos e medidas de segurança. Veja algumas atitudes que podem evitar ações dos infratores:

• Evitar se deslocar sozinho. Forme grupo de amigos ou conhecidos para se deslocar até a parada de ônibus;
  • Evitar caminhar por lugares mal iluminados e terrenos baldios, pois são áreas que facilitam a ação de infratores da lei;
  • Ao transitar pela rua, evite utilizar equipamentos eletrônicos como o celular e tablet, porque facilita possíveis ações de infratores;
  • Caso seja abordado por um infrator da lei, evite reagir, pois ele pode estar armado e, geralmente, não age sozinho;
  • As atividades de segurança são responsabilidades de todos. Por isso, ao perceber alguma movimentação que motive a percepção de insegurança avise a Polícia através do 190.

A Coordenação de Segurança da Ufopa também contribuiu, apresentando outras dicas:

• Se estiver nas dependências dos campi e verificar uma situação de sinistro, dirija-se ao vigilante/agente de portaria mais próximo e relate a situação;
  • Estacione apenas em locais apropriados;
  • Quando estiver nos estacionamentos da Ufopa, reduza a velocidade;
  • Evite deixar objetos de valor à vista no interior do veículo;

Ao perceber alguma situação incomum nos campi, a orientação é para quer entre em contato com a Coordenação de Segurança Patrimonial ou com o vigilante/agente de portaria mais próximo, ou acione a Polícia Militar.

Contatos da Ufopa:

• Telefone da Coordenação: (93) 2101-6782
  • Guarita Tapajós: 2101-4901
  • Guarita Rondon: 2101-3625
  • E-mail: csp@ufopa.edu.br

Telefones úteis em caso de emergência:

• 190 – Polícia Militar
  • 192 – Samu
  • 193 – Bombeiros
  • 197 – Polícia Civil
  • 181 – Disque Denúncia

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/08/30/ufopa-e-policia-militar-orientam-comunidade-academica-sobre-seguranca.ghtml