Criado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:43

Estudantes de direito da Ufopa, indígenas defendem Trabalho de Conclusão de Curso em Santarém

04/12/2019 - Folha Pa - Positivo

23 de Dezembro de 2019 às 12:43

Acadêmicos são, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto indígenas formados bacharéis de direito pela Ufopa.

-   /

Três indígenas que cursam direito na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, defenderam este mês os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As defesas ocorreram nos dias 11 e 18, e os acadêmicos são das etnias Wai Wai e Munduruku e foram orientados pelo professor André Azevedo, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

O primeiro que defendeu o TCC foi Zenildo Xeteyam Wai Wai - também primeiro da etnia formado em direito - no dia 11. O acadêmico apresentou o tema “Desafios na gestão territorial e ambiental de terras indígenas: realidade dos territórios indígenas Trombetas-Mapuera e Nhamundá-Mapuera”.

No dia 18, ocorreram as defesas dos outros dois indígenas. Jonas Manciki Wai Wai defendeu o trabalho “Educação indígena brasileira: a legalidade e os desafios do povo Wai Wai no processo de ensino-aprendizagem na Ufopa”.

Ainda na mesma tarde, foi a vez do aluno Raimundo Abimael Ferreira dos Santos, da etnia Munduruku, defender o trabalho intitulado “Terra indígena Taquara no município de Belterra (PA): processo de demarcação de direito originário em face dos atos administrativos".

Os alunos são, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto indígenas formados bacharéis de Direito pela Ufopa.

Link: http://www.folhapa.com.br/artigo/369281/Estudantes-de-direito-da-Ufopa--indigenas-defendem-Trabalho-de-Conclusao-de-Curso-em-Santarem