Criado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:43

I Seminário Integrado de Extensão e Cultura da Ufopa oferta oficina, workshop e palestras

10/12/2019 - Folha Pa - Positivo

23 de Dezembro de 2019 às 12:43

Uma programação recheada de eventos como palestras, workshop e oficina marca o I Seminário Integrado de Extensão e Cultura da Ufopa (Siec), que ocorre de 11 a 13 , na Unidade Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém. A abertura será na manhã desta quinta (11), com palestra da secretária de Cultura do Estado, a jornalista Úrsula Vidal, a partir de 08h30.

O seminário que tem como tema: “A importância da Cultura e da Extensão Universitária no interior da Amazônia”, terá incorporadas atividades de outro eventos: 2º Fórum de Cultura, 1º Encontro de Creditação da Extensão na Ufopa e o 2º Encontro das Empresas Juniores.

No primeiro dia do evento, a partir das 14h30, ocorre o 2° Fórum de Cultura da Ufopa, que terá mesa redonda intitulada “Cultura e Políticas culturais no interior da Amazônia”, seguida de uma plenária para socialização das ações da Diretoria de Cultura com a comunidade acadêmica.

Os amantes da sétima arte terão uma oportunidade única de assistir ao filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, em Santarém, nesta quarta-feira, às 19h, no Auditório Wilson Fonseca. A iniciativa faz parte do projeto Cine Mais Cultura que após a sessão fará um debate sobre a experiência cinematográfica de um longa-metragem com presença do ator Carlos Francisco de Oliveira (Carlão). Ele integra o elenco de Bacurau interpretando o personagem Damiano.

Programação

Na quinta-feira (12), o 1° Encontro da Creditação traz ciclos de palestras no auditório Wilson Fonseca que objetivam divulgar e compartilhar boas práticas da extensão universitária. O Prof. Dr. Daniel Pansarelli, da Universidade Federal do ABC (UFABC) em São Paulo, participa com a palestra “Experiência da creditação para cursos de licenciatura e interdisciplinares”. Os projetos Rede Acquapacita e Extensionismo Rural serão cases apresentados pelos professores da Ufopa Keid Sousa e Alanna Silva, respectivamente.

Já a oficina “Creditação da Extensão na Ufopa”, que será ministrada pela Mestra Adrielle Bezerra e o Prof. Dr. Marcos Prado, abordará a Resolução N° 301, aprovada em 26 de agosto de 2019, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que regulamenta o registro e a inclusão da extensão universitária nos currículos de graduação da Ufopa. A oficina ocorrerá nesta quinta, no mini auditório H101 na unidade Rondon. Conheça a íntegra da Resolução N° 301, 26/08/2019 no link

Nos dias 12 e 13 ocorrerá a segunda edição do Encontro de Empresas Juniores que traz uma representante da Confederação Brasileira de Empresas Juniores – Brasil Junior, e um membro do time da Federação Paraense de Empresas Juniores – Pará Junior, além de facilitadores de Santarém para discutir inovação e empreendedorismo.

Atualmente, a Ufopa conta com sete empresas juniores, sendo em Santarém ESAM Jr, Chronos Jr, Consflor Jr., Petrus Jr., Ateliê Digital, Prospecta e CAAM Jr. , em Juruti.

O I SIEC promoverá também Workshop de Arte e Cultura no dia 12, além do lançamento da Revista e Módulo de Extensão da Ufopa e uma homenagem in memorian para artista Dica Frazão, no dia 13.

Link: http://www.folhapa.com.br/artigo/368132/I-Seminario-Integrado-de-Extensao-e-Cultura-da-Ufopa-oferta-oficina--workshop-e-palestras