Criado em 5 de Dezembro de 2019 às 12:14

Impactos do uso de agrotóxicos é tema de semana no oeste do Pará

02/12/2019 - Site do MPPA - Positivo

5 de Dezembro de 2019 às 12:14

Palestras, capacitações e dia de Campo alertaram sobre reflexos dos produtos químicos na saúde e meio ambiente

Programações diversas marcaram a III Semana de Combate aos Impactos dos agrotóxicos na região do Baixo Amazonas, com atividades em Santarém, Mojui dos Campos, Belterra e outros municípios da região. A semana iniciou no dia 25 e encerrou na sexta-feira, 29 de novembro, com palestras, capacitações, dia de Campo e mostra de produtos orgânicos.

A semana de mobilização busca promover o encontro das informações entre academia, sociedade, profissionais de saúde e gestores, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e vida das populações. A organização local é do Fórum Permanente de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos da Região do Baixo Amazonas, com apoio do MPPA, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Santarém, Ufopa, Fase Amazônia, Emater, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) dos municípios, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Pastoral Social e Uepa.

Capacitação de agentes de saúde no auditório do MPPA

Foto: Divulgação Forum

A abertura oficial foi no dia 25 de novembro, no auditório da promotoria de Justiça de Santarém, aberta ao público. O MPPA foi representado pela promotora de Justiça Renata Campos. Um painel sobre panorama do uso de agrotóxicos na região do Baixo Amazonas foi apresentado pela Ufopa, Odysseia e Terra de Direitos.

Equipe no Dia de Campo, no sítio Verde

Foto: Divulgação Fórum

Na sede do STTR de Mojui dos Campos foi promovida palestra sobre os impactos à saúde decorrentes do uso de agrotóxicos, por Leoneide Bouillet (UEPA), Many Chuery Andrade (Fisioterapeuta) e Mayara Moura (Nutricionista).

No dia 26, cerca de 30 pessoas participaram de um Dia de Campo na comunidade de Lavras, na região do planalto em Santarém, com visita ao Sítio Verde, propriedade que pratica a agricultura orgânica, com apoio da Emater. No dia 27 foi promovida a capacitação de profissionais de saúde de Santarém e outros municípios em relação às notificações compulsórias de intoxicação por agrotóxicos. Em Santarém a capacitação foi feita pelo médico Telmo Moreira.

Práticas da agricultura orgânica

Foto: Divulgação Fórum

Os alunos das escolas Vitalina Mota, em Belterra, e Governador Fernando Guilhon, em Mojui dos Campos, receberam atividades referentes ao tema na quinta-feira, 28, organizadas pela escola Waldemar Maués e Ufopa.

Alunos apresentam trabalhos sobre o tema

Foto: Divulgação Fórum

A semana encerrou na sexta-feira, 29 de novembro, com solenidade na Câmara de Vereadores de Santarém, com discussões e exposição e venda de produtos da agricultura orgânica pela Associação Tapajós Orgânicos e STTR de Santarém.

Texto: Lila Bemerguy

Link: https://www2.mppa.mp.br/noticias/impactos-do-uso-de-agrotoxicos-e-tema-de-semana-no-oeste-do-para.htm