Criado em 9 de Janeiro de 2020 às 10:26

Natal Ecológico desperta para consciência ambiental

13/12/2019 - Agência Santarém - Positivo - Ufopa sendo Citada

9 de Janeiro de 2020 às 10:26

O período das festas de final de ano também é momento para refletir quanto as boas práticas ambientais. Por isso, está sendo desenvolvido neste mês, no Residencial Salvação, o Projeto Natal Ecológico. Ao longo desta sexta-feira (13), ocorre a primeira etapa. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/ Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan) e do projeto de pesquisa “O Papel dos atores sociais no mercado de reciclagem em Santarém” da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Natal Ecológico quer despertar a consciência ambiental. Foto: Masih Saldanha.

Nessa fase, na Escola Aldo Ferreira ocorrem atividades em espaços diferentes, onde é apresentado um filme com temática sobre reciclagem, além de palestra com a mesma abordagem e ainda uma oficina de reciclagem para produtos artesanais natalinos.

“O Projeto Natal Ecológico tem como objetivo principal retirar do meio ambiente o maior número de garrafas PET’s possível. Para isso, usa a educação ambiental e o estímulo através de trocas por brinquedos, por se tratar de uma data natalina e com participação direta das crianças. Não se trata apenas de uma simples troca, a ideia é presentear crianças, mas também aplicar saberes e mostrar a importância do impacto ambiental positivo que isso vai trazer”, informou o educador ambiental Rondinely Vieira.

A dona do lar e mãe de aluno, Thais Campos, aprovou a iniciativa: “Estou achando muito interessante. As crianças já crescem conscientes para preservar o meio ambiente, reciclando os materiais”.

"Todo projeto que vem somar com a nossa escola, sempre é bem-vindo. Pra nós, aqui dentro do Salvação, é muito importante. Sabemos que a comunidade, em si, ela não é muito arborizada. Esse projeto vem sensibilizar nossos alunos a plantar, a cuidar do meio ambiente, a reciclar”, disse a pedagoga da Escola Aldo Ferreira, Graça Pimentel.

″As crianças já crescem conscientes para preservar o meio ambiente″, contou a mãe de aluno Thais Campos. Foto: Masih Saldanha.

O projeto da Ufopa parceiro é coordenado pelos professores Maria Francisca Adad e Elton Raniere, sendo uma inciativa de coleta seletiva que será apresentado ao Residencial em 2020.

De acordo com dados do projeto da universidade, o Residencial Salvação possui cerca de 3.806 casas e abriga em torno de 14 mil pessoas, o que gera uma quantidade de resíduos em elevada escala. Ao se levar em consideração que uma pessoa gera em torno de 0,800 kg de resíduo diariamente, são produzidos pelas famílias do conjunto habitacional cerca de 11 toneladas por dia.

Segunda etapa será dia 20 de dezembro com troca de brinquedos. Foto: Masih Saldanha.

A segunda etapa do Natal Ecológico será no dia 20 de dezembro (sexta-feira) com a troca de 5 unidades de garrafas pets de qualquer tamanho e tipo por 1 brinquedo. A troca iniciará a partir das 9h, na sede da Escola Aldo Ferreira Campos. Cada criança ou responsável só terá direito a participar da troca uma vez. Ao todo, serão disponibilizados 1 Mil brinquedos entre meninos e meninas.

Link: http://agenciasantarem.com.br/noticia/6968/