Criado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:43

Plano de gestão orçamentária da Ufopa será de R$ 202 milhões para 2020

16/12/2019 - Folha Pa - Positivo

23 de Dezembro de 2019 às 12:43

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) terá o orçamento de R$ 202,4 milhões para o ano que vem, de acordo com o Plano de Gestão Orçamentária 2020 (PGO). O documento foi aprovado pelo Conselho de Administração (Consad) no dia 27 de novembro de 2019, mas poderá sofrer modificações após aprovação da Lei Orçamentária Anual.

A maior parte é para o pagamento de pessoal: R$ 157,4. O orçamento de custeio, destinado à manutenção da Universidade, está previsto em R$ 38,6 milhões; e o de capital, para ações de investimento e infraestrutura, em R$ 5,6 milhões.

• Veja o Plano de Gestão Orçamentária 2020 da Ufopa

Há a previsão de pouco mais de R$ 10 milhões, já incluído o recurso oriundo do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), para o custeio de ações de apoio estudantil. O valor será destinado ao Restaurante Universitário, 1.611 auxílios, 550 bolsas acadêmicas, 93 estágios, dentre outras ações.

Para viabilizar a elaboração antecipada do PGO, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) montou um cronograma de trabalho junto às unidades acadêmicas e administrativas, iniciado em maio de 2019.

No PGO também estão previstos acréscimos orçamentários para as unidades acadêmicas, com aportes específicos para aulas práticas e de campo e deslocamento de docentes para atender às necessidades dos campi fora de sede, que somam R$ 221 mil.

Em relação às obras, apesar da diminuição de quase 60% do orçamento de capital em relação ao ano de 2019, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Cruz afirma que serão feitos aportes extras pelo Ministério da Educação para manter o calendário de inaugurações previstas para 2020.

“O nosso orçamento de capital foi descontingenciado em obras e agora estamos aguardando mais um aporte extra. Com isso, poderemos cumprir nosso calendário de inaugurações”. Há cinco prédios em construção, sendo três em Santarém, um em Alenquer e um em Itaituba.

Link: http://www.folhapa.com.br/artigo/368639/Plano-de-gestao-orcamentaria-da-Ufopa-sera-de-R--202-milhoes-para-2020