Criado em 9 de Janeiro de 2020 às 10:27

Turma de doutorado da Ufopa recolhe uma tonelada de lixo na região de várzea, em Santarém

27/12/2019 - Folha PA - Positivo

9 de Janeiro de 2020 às 10:27

Os resíduos estavam armazenados em espaços construídos pelos moradores e aguardando vagas nos barcos de linha para transportá-los.

-   /

A turma 2019 do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizou uma ação ambiental na comunidade Centro do Aritapera, região da várzea de Santarém, no oeste paraense, no dia 19 de dezembro e recolheu uma tonelada de lixo.

A ação surgiu a partir das atividades da disciplina Ecossistemas Aquáticos e Continentais Amazônicos, que despertaram nos pesquisadores a atitude de realizar um mutirão para recolher o lixo que estava acumulado na comunidade.

Os resíduos estavam armazenados em espaços construídos pelos moradores em suas próprias casas, aguardando vagas nos barcos de linha para transportá-los até Santarém.

A ação foi realizada em parceria com a Colônia de Pescadores Z-20 e com a organização Sapopema, que atua em atividades ligadas às comunidades. Participaram da ação 11 alunos e o professor Sérgio de Melo, que ministra a disciplina e coordena o curso de doutorado.

Link: http://www.folhapa.com.br/artigo/369953/Turma-de-doutorado-da-Ufopa-recolhe-uma-tonelada-de-lixo-na-regiao-de-varzea--em-Santarem