Criado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:44

Ufopa mantém por dois anos consecutivos o conceito 4 de avaliação do MEC

15/12/2019 - G1 Santarém - Positivo

23 de Dezembro de 2019 às 12:44

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2018 foi publicado pelo Inep no Diário Oficial da União nº 240, de 12 de dezembro de 2019.

Ufopa mantém pelo segundo ano conceito 4 de avaliação do MEC — Foto: Pexels

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Avaliada desde 2012, a Ufopa alcançou o conceito 4 no IGC na avaliação de 2017.

O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades brasileiras (63,6%) se concentra no conceito 3. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino – graduação, mestrado e doutorado.

O responsável pela avaliação, o Inep adota três Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Com relação aos resultados do CPC, que compõe o IGC, a Ufopa teve dois cursos avaliados em 2018: Ciências Econômicas e Direito, que obtiveram conceito 3, considerado satisfatório.

O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Link: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/12/15/ufopa-mantem-por-dois-anos-consecutivo-o-conceito-4-de-avaliacao-do-mec.ghtml