Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:44

Ufopa mantém por dois anos consecutivos o conceito 4 de avaliação do MEC

16/12/2019 - Folha Pa - Positivo

23 de Dezembro de 2019 às 12:44

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) avaliados em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Avaliada desde 2012, a Ufopa alcançou o conceito 4 no IGC na avaliação de 2017.

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2018 foi publicado pelo Inep no Diário Oficial da União nº 240, de 12 de dezembro de 2019.

O IGC tem uma escala que vai de 1 a 5, sendo 1 e 2 considerados desempenhos insuficientes pelo MEC. A maior parte das universidades brasileiras (63,6%) se concentra no conceito 3. O índice avalia a qualidade de instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação.

Para o cálculo do IGC, é utilizada a média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) nos últimos três anos, além das notas dos programas de mestrado e doutorado a partir de dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da distribuição dos alunos nos diferentes níveis de ensino – graduação, mestrado e doutorado.

O responsável pela avaliação, o Inep adota três Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade; Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Com relação aos resultados do CPC, que compõe o IGC, a Ufopa teve dois cursos avaliados em 2018: Ciências Econômicas e Direito, que obtiveram conceito 3, considerado satisfatório.

O conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O objetivo é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

Link: http://www.folhapa.com.br/artigo/368622/Ufopa-mantem-por-dois-anos-consecutivos-o-conceito-4-de-avaliacao-do-MEC