Criado em 23 de Dezembro de 2019 às 12:44

Ufopa oferta 1.307 vagas no Processo Seletivo Regular 2020; inscrições encerram dia 17 de janeiro

03/12/2019 - Folha PA - Positivo

23 de Dezembro de 2019 às 12:44

-   /

Foi publicado nesta terça-feira (03) pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o edital de abertura do Processo Seletivo Regular Unificado (PSR) 2020 para o preenchimento de vagas nos cursos de graduação tanto na sede, em Santarém, quanto nos campi localizados nas cidades de Juruti, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre, Alenquer e Itaituba.

Poderão participar da seleção os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e que tenham realizado o Enem nos anos de 2018 ou 2019. Os cursos serão ofertados nas modalidades bacharelado (interdisciplinar e profissional) e licenciatura.

Inscrições

Gratuitas, as inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, através da página da Ufopa a partir desta terça-feira, até 23h59 do dia 17 de janeiro de 2020.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher todos os dados solicitados, inclusive sobre seu perfil socioeconômico, e indicar a opção de curso desejada.

Vagas

No total, o PSR 2020 oferta 1.307 vagas, sendo 1.033 para os cursos do Campus de Santarém, 38 para o curso do Campus Alenquer, 38 para o curso do Campus Monte Alegre, 54 para os cursos do Campus Oriximiná, 36 para o curso do Campus Itaituba, 72 para os cursos do Campus Juruti e 36 para o curso do Campus Óbidos.

A Ufopa reserva 659 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, a serem preenchidas por candidatos que se encaixem nos critérios de um dos oito grupos previamente definidos no edital.

Preenchimento de vagas

Estão previstas duas convocações no PSR 2020. Os candidatos serão convocados através de um edital específico, a ser divulgado na página http://www.ufopa.edu.br/proen. Ao serem convocados, deverão comparecer nos dias e horários determinados para realizar a habilitação. A primeira convocação deverá ocorrer a partir do dia 28 de janeiro de 2020.

Cursos ofertados no Campus de Santarém (sede):

• Instituto de Ciências da Educação (Iced): Licenciatura Integrada em Matemática e Física; Licenciatura em Química; Licenciatura em Letras Português e Inglês; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História; Licenciatura em Informática Educacional; Licenciatura em Ciências Biológicas.
  • Instituto de Ciências da Sociedade (ICS): Bacharelado em Arqueologia; Bacharelado em Antropologia; Bacharelado em Direito; Bacharelado em Ciências Econômicas; Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.
  • Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas; Bacharelado em Ciências Biológicas; Bacharelado em Engenharia da Pesca.
  • Instituto de Engenharia e Geociências (IEG): Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia; Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra; Bacharelado em Geofísica; Bacharelado em Ciências Atmosféricas; Bacharelado em Geologia; Bacharelado em Ciência da Computação; Bacharelado em Sistemas de Informação.
  • Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias; Bacharelado em Engenharia Florestal; Bacharelado em Agronomia; Bacharelado em Zootecnia; Bacharelado em Biotecnologia.
  • Instituto de Saúde Coletiva (Isco): Bacharelado Interdisciplinar em Saúde; Bacharelado em Farmácia.

Cursos ofertados nos campi fora da sede:

• Alenquer: Bacharelado em Administração
  • Itaituba: Bacharelado em Engenharia Civil
  • Juruti: Bacharelado em Engenharia de Minas; Bacharelado em Agronomia
  • Monte Alegre: Bacharelado em Engenharia de Aquicultura
  • Óbidos: Licenciatura em Pedagogia
  • Oriximiná: Bacharelado em Ciências Biológicas e Conservação; Bacharelado em Sistemas de Informação.

Confira aqui o edital do PSR/Ufopa 2020 na íntegra.

Link http://www.folhapa.com.br/artigo/367326/Ufopa-oferta-1-307-vagas-no-Processo-Seletivo-Regular-2020;-inscricoes-encerram-dia-17-de-janeiro