Criado em 12 de Julho de 2019 às 16:07

Acadêmicos desenvolvem projeto que estimula a criatividade com crianças em situação de risco

23/1/2019- Folha PA- Positivo

12 de Julho de 2019 às 16:07

Acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desenvolveram, durante toda a semana, atividades recreativas para estimular a criatividade participação e autonomia em crianças e adolescentes atendidos pela Casa de Acolhimento Reviver, em Santarém, no oeste do Pará.

As crianças e adolescentes atendidos pela instituição são pessoas em situação de risco, negligência e abandono, cujas famílias ou responsáveis estão, temporariamente, impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Durante as atividades, eles puderam ter momentos de lazer, ao mesmo tempo que exercitavam a imaginação.

Entre as atividades desenvolvidas houve sessão de cinema, composição de coreografias, alongamento, brincadeiras rítmicas e tradicionais que estimularam a imaginação e fizeram os participantes se exercitarem. Eles receberam brindes e fotografias para recordar as atividades.

Os acadêmicos que desenvolveram as atividades são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Centro de Formação Interdisciplinar da Ufopa. Inicialmente, os alunos fizeram uma pesquisa de campo para descobrir quais as melhores brincadeiras poderiam ser realizadas com as crianças.

Ao final, o sentimento de gratidão e dever cumprido é o que fica. "Nos sentimos honrados em somar e contribuir para a formação e adaptação das crianças e adolescentes da Casa", ressaltou uma das participantes do projeto, Samara Tavares.

Casa de Acolhimento Reviver

A Casa de Acolhimento Reviver foi fundada em junho de 1999. Oferece acolhimento, cuidado e espaço de desenvolvimento para crianças e adolescentes. É administrada pelo Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).

De acordo com a Semtras, a instituição garante privacidade, respeito aos costumes, as tradições e a diversidade dos ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. A Casa funciona de forma ininterrupta, durante 24h. O acolhimento é feito a partir de determinação judicial.

Link:http://www.folhapa.com.br/artigo/328562/Academicos-desenvolvem-projeto-que-estimula-a-criatividade-com-criancas-em-situacao-de-risco