Criado em 12 de Julho de 2019 às 16:12

Pesquisa pioneira com mandioca em Santarém vai ajudar Embrapa a difundir variedade resistente a fungos no país

25/1/19- O Estado Net- Positivo

12 de Julho de 2019 às 16:12

A produção de variações resistentes aos fungos e redução de índice de perdas na cultura da mandioca na região de Santarém, no oeste do Pará, é o resultado preliminar de uma pesquisa que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) vem desenvolvendo há 5 anos em parceira com a Prefeitura de Santarém. O estudo comprovou que essas pragas, principalmente a podridão causada por um fungo (podridão radicular seca), destrói até 80% da produção de uma propriedade contaminada.

Os estudos desenvolvidos realizaram experimentações com a variação Paraná (macaxeira) e a variação Amarelinha (mandioca). Fazem parte também das ações, experiências com as variações (Poty) e Akiriris (macaxeira), que são disponibilizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mas que ainda não apresentam resultados satisfatórios contra a podridão. Os resultados obtidos já apontam melhoras na produção destas variações e futuramente podem ser usadas em outras regiões do Brasil, estreitando a cooperação científica com a empresa pública que atua na área de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil e a universidade.

“Estamos apostando porque inserimos estes materiais em regiões com alta incidência da doença e verificamos que as plantas se saíram muito bem, com índices superiores até mesmo ao que é considerado pela Embrapa em nível de resistência. Os resultados obtidos agora podem ajudar a aprimorar os estudos a nível nacional com uma nova variedade resistente. Enquanto a variedade utilizada como padrão pela Embrapa ainda apresenta raízes que apodrecem, nesta variedade que estamos estudando, não apodreceu nenhuma. As projeções apontam uma produção de 30 toneladas, por hectare, enquanto a variedade usada na Boa Esperança, por exemplo, nestas condições, não produziria nem mesmo uma tonelada”, explica o professor Carlos Vildoso, do Instituto de Biodiversidade e Florestas da UFOPA.

Link:https://www.oestadonet.com.br/noticia/14352/pesquisa-pioneira-com-mandioca-em-santarem-vai-ajudar-embrapa-a-difundir-variedade-resistente-a-fungos-no-pais/