Ultima atualização em 16 de Julho de 2019 às 11:39

Projeto de cidade universitária da Ufopa quer incorporar ruas do entorno da Unidade Tapajós

27/2/2019- G1 Santarém- Positivo

12 de Julho de 2019 às 16:17

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) apresentou ao governo municipal o pré-projeto de novos espaços físicos à unidade Tapajós, em Santarém, que prevê a incorporação de ruas do bairro Salé à área onde deverá ser construída a cidade universitária.

O projeto que está no Plano Diretor foi apresentado ao prefeito Nélio Aguiar (DEM) e, de acordo com o reitor da Ufopa, Hugo Diniz, na área onde está prevista a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia da Ufopa vivem 14 famílias que estão lá há pelo menos cinco décadas, mas não devem ser prejudicadas.

“Nós queremos que os moradores daquela área permaneçam no local. Porém, precisamos resolver essa questão para que seja possível consolidar o nosso grande projeto para aquela área da unidade Tapajós”, afirmou Diniz.

Vista aérea do conjunto da Ufopa - unidade Tapajós em Santarém — Foto: Reprodução/Ufopa

Asfaltamento de ruas

No plano apresentado ao prefeito e à equipe técnica, o reitor da Ufopa pede o asfaltamento de algumas ruas e sugere a incorporação dos trechos da rua Maracangalha, localizada entre a rua Raimundo Fona e a rua Santana; da rua Raimundo Fona com a 24 de outubro, até a entrada atual da Unidade Tapajós; e ainda o trecho da avenida Vera Paz entre 28 de Julho e Raimundo Fona; e parte da Avenida Tapajós, no trecho entre 28 de Julho e Raimundo Fona.

"Estamos tomando todo cuidado para não alterar a trafegabilidade naquelas ruas, por isso, estamos pedindo o asfaltamento de algumas vias que hoje são de terra", ressaltou o Hugo Diniz.

Conforme a superintendência de infraestrutura da Ufopa, a universidade se comprometerá em permutar uma área, já demarcada no Plano Diretor, que faz frente com a rua Santana. Esse trecho deverá ser cedido à Prefeitura.

Reitor da Ufopa e prefeito de Santarém durante audiência — Foto: Ascom Ufopa/Divulgação

De acordo com o que está previsto no Plano Diretor da Ufopa, a área inicial que deve compor a Unidade Tapajós vai ocupar mais de 100 mil metros quadrados, onde devem ser construídos prédios de salas de aula, laboratórios, prédios administrativos, ginásio poliesportivo e ainda o Parque de Ciência e Tecnologia e o Restaurante Universitário (RU).

Acompanhado da equipe técnica envolvida na questão das áreas urbanas da cidade, o prefeito Nélio Aguiar afirmou durante a audiência que está de acordo com as sugestões apresentadas pelo reitor da Ufopa.

“De nossa parte não há nenhum empecilho. Nós já determinamos à nossa equipe que procurem trabalhar de forma técnica e jurídica para que se garanta total legalidade a esse processo, atendendo aos interesses tanto da universidade quanto dos moradores”, disse.

Próximos passos

De acordo com o que informou o reitor, agora a Procuradoria Jurídica da Universidade irá entrar com o processo solicitando oficialmente a incorporação das ruas do entorno da Unidade Tapajós. Diniz informou também que o projeto será apresentado aos moradores que vivem do entorno da Ufopa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/02/27/projeto-de-cidade-universitaria-da-ufopa-quer-incorporar-ruas-do-entorno-da-unidade-tapajos.ghtml