Criado em 7 de Junho de 2019 às 15:17

Incubadora e Laboratório da UFPA realizam seminário de Ciência e Desenvolvimento Regional em Santarém

16/1/2019 - G1 Santarém -Pa - Positiva

7 de Junho de 2019 às 15:17

O evento que é gratuito e aberto a toda comunidade será realizado no campus Rondon, da Ufopa.

Temas como Desenvolvimento Sustentável, Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artifical serão abordados nesta quinta-feira (17), em Santarém, oeste do Pará, durante o Seminário Ciência de Dados e Desenvolvimento Regional da Amazônia, que é promovido pelo LSD/UFOPA [Laboratório de Suporte a Decisão] e pela IPPA/UFPA [Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia].

O evento que será realizado no campus Rondon, da Universidade Federal do Oeste do Pará [Ufopa], tem a proposta de reunir estudantes, pesquisadores e professores de diversas áreas (comunicação, ciência política, sociologia, direito, tecnologia, computação, sociologia, entre outras) para o fomento das discussões sobre as possibilidades de crescimento e desenvolvimento regional da Amazônia, por uma perspectiva tecnológica, com preservação da natureza e das culturas locais.

O seminário que terá início às 18h30 é gratuito e aberto a toda comunidade. Os interessados ainda podem fazer inscrição online. Os temas serão abordados pelos palestrantes: Prof. Dr. Guilherme Conde (Coordenador do Laboratório de Suporte a Decisão da UFOPA), Prof. Msc. Jader Gama (Pesquisador da Incubadora de Políticas Públicas da Amazônia e Doutorando do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA) e Prof. Yasodara Córdova, da Digital Kennedy School, em Havard.

Guilherme Conde, Yasodara Córdova e Jader Ribeiro, palestrantes do Seminário Ciência e Desenvolvimento Regional na Amazônia — Foto: Arquivo pessoal

O professor Jader Gama lembra que as tecnologias da informação e comunicação não estão somente presentes nas sociedades, como influenciam de forma direta na arena política, econômica, social e cultural em todas as cidades que possuem infraestrutura tecnológica de internet. “A esfera pública formadora de opinião e palco das disputas de sentido, está interconectada entre todos os países do mundo através da internet e por isso grande parte das disputas, conflitos, relações de poder e produção de conhecimento e informação se constroem na esfera pública interconectada”, observou.

Jader ressalta ainda que a região amazônica é muito rara e valiosa por conta das suas riquezas naturais e potencialidades de desenvolvimento regional, a partir da gestão sustentável da sua biodiversidade. É também uma região muito rica pelo âmbito cultural e biológico, no entanto, a Amazônia tem o pior índice de infraestrutura tecnológica em comparação com as demais regiões do Brasil.

“Esse cenário faz com que a maior parte da população local, não tenha acesso a determinados conteúdos informativos e científicos que possam colaborar com a produção do conhecimento, além de dificultar a aproveitamento de oportunidades de desenvolvimento regional sob uma perspectiva tecnológica e comunicacional”, pontuou.

link: http://www.ufopa.edu.br/comunicacao/comunica/jornalismo/ufopa-na-midia-2/2019/janeiro/@@createObject/?type_name=informe