Criado em 9 de Julho de 2019 às 17:12

Embarcações atracadas em área da União devem sair para local ser revitalizado no bairro Salé

23/6/2019- Folha Pa- Positivo

9 de Julho de 2019 às 17:12

As 22 embarcações que atracam de forma irregular na praia pertencente à União que fica atrás da unidade Tapajós da Ufopa, no bairro Salé, em Santarém, no oeste do Pará, têm até este domingo (23) para deixar a área sem que sofram sanções administrativas. A universidade tem um projeto de revitalização para o local.

O espaço tem 118 metros de extensão divididos em 40 metros do Exército Brasileiro e 78 metros da Universidade Federal do Oeste do Pará, e serviria para atracação apenas de embarcações autorizadas e de autarquias federais, mas não é isso que estava acontecendo.

Balsa, barcos de passeio e até estaleiros são encontrados na área, fazendo ligações clandestinas e despejando resíduos no rio Tapajós. Há 18 anos o presidente da Associação Náutica Navegar, Hiel Gesã, acompanha a situação. Ele usa o espaço para treinamento de canoístas e teme que acidentes acorram com atletas.

Para mudar o cenário e fazer com o que o espaço seja usado de maneira correta, a Ufopa vai iniciar o projeto de revitalização, principalmente para proporcionar ações durante o verão.

“Nós já detectamos tecnicamente a execução de estaleiros, isso não é permitido pela legislação. Estamos primeiramente abrindo um diálogo com as empresas e solicitando a retirada. As que permanecerem serão objetos de inspeção de órgãos competentes”, informou o Marcos Prado, pró-reitor de cultura, comunidade e extensão da Ufopa.

A guarda portuária acompanha o processo de notificação e retirada das embarcações.

Link:http://www.folhamt.com.br/artigo/346141/Embarcacoes-atracadas-em-area-da-Uniao-devem-sair-para-local-ser-revitalizado-no-bairro-Sale