Ultima atualização em 9 de Julho de 2019 às 17:43

Município de Monte Alegre sedia Semana do Meio Ambiente

25/6/2019 - Ideflor bio - Positivo- UFOPA SENDO CITADA

9 de Julho de 2019 às 17:27

O município de Monte Alegre, no oeste paraense, sediou uma vasta programação da Semana do Meio Ambiente realizada, no período de 3 a 9 deste mês, pelas Gerências Regional Baixo Amazonas II e Região Administrativa da Calha Norte I, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). O evento teve a parceria de diversas entidades, órgãos municipais e estaduais, como a Prefeitura de Monte Alegre, secretarias municipais, escolas, sindicatos, Polícia Militar, dentre outras entidades.

Ao longo da Semana foram promovidas atividades como palestras, caminhadas, missas, passeio ciclístico, plantios de árvores e outras. A programação foi aberta, no dia 3, com a ministração da palestra “Agrotóxico: Meio Ambiente x Saúde Pública” nas escolas municipais de ensino fundamental Antônio Araújo, Afrânio Lins, Rosália Simões e Joaquim Moreira. Paralelamente, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental da Comunidade de Paytuna visitaram o Parque Estadual de Monte Alegre (Pema).

Por meio de uma parceria do Ideflor-Bio com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Comunidade de Miri pôde conferir a palestra com o tema “Mudanças Climáticas e Recursos Pesqueiros”. E para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, foi realizada uma missa com enfoque ecológico na Igreja Matriz daquele município. Logo após, alunos e professores de escolas municipais e estaduais realizaram uma caminhada pelas ruas da cidade, por meio do “Projeto Ação Verde”, para debater sobre a questão do lixo.

Encerrando a programação da Semana de Meio Ambiente, no último dia do evento, em parceria com o Grupo Amigos do Pedal, a organização promoveu a II Pedalada Ecológica, um passeio ciclístico que teve como ponto de partida o centro da cidade de Monte Alegre e ponto de chegada o Complexo de Visitantes do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema).

Texto: Pryscila Soares – Assessoria de Comunicação do Ideflor-Bio.

Link:https://ideflorbio.pa.gov.br/2019/06/municipio-de-monte-alegre-sedia-semana-do-meio-ambiente/