Ultima atualização em 10 de Julho de 2019 às 18:04
16/5/2019- G1 Santarém- Positivo
10 de Julho de 2019 às 18:04
Com o tema “Discutindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica de Santarém”, começa nesta quinta-feira (16) e segue até sexta (17) o I Simpósio de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-raciais. O evento é do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e será realizado no auditório da Unidade Rondon.
As inscrições serão realizadas no local do evento. Haverá emissão de certificado de participação, com carga horária diferenciada: 8 horas, para participação de um dia; e 16 horas para os dois dias de evento.
O simpósio é aberto à comunidade acadêmica, tem como público-alvo estudantes e professores dos cursos da Ufopa e de outras instituições de ensino superior de Santarém e da região, além de profissionais da educação.
Coordenado pelo professor Alan Augusto Moraes Ribeiro, do Instituto de Ciências da Educação (Iced), o evento pretende iniciar um debate sobre a educação escolar quilombola, modalidade que passou a ser regulamentada dentro do sistema de ensino escolar brasileiro a partir de 2012. Outro objetivo é discutir coletivamente metodologias de ensino que possibilitem aprendizagens diversas, tendo como ponto de partida os próprios relatos das populações negras e quilombolas.
Confira a programação completa
Em 2003 foi criada a Lei nº 10.639, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. A partir de 2012, a modalidade de ensino passou a ser regulamentada no âmbito escolar brasileiro, tendo como base um parecer e uma resolução, que instituíram esta modalidade nas Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica.
Na Lei houve a introdução da temática “identidade quilombola” como parte dos conteúdos a serem abordados na educação básica. O processo de instituição da Lei e das diretrizes foi resultado da ação dos movimentos sociais negro e quilombola, que empreenderam discussões históricas entre diferentes setores da sociedade civil durante os últimos 40 anos.
As regulamentações estabelecem que o ensino ministrado nas escolas quilombolas e nas escolas da rede pública deve ser formado pela memória coletiva da comunidade, pelas especificidades linguísticas remanescentes, pelos marcos civilizatórios e práticas culturais, pelas tecnologias e formas de produção do trabalho, pelos acervos e repertórios orais, festejos, usos do espaço e tradições culturais, e pelos demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas e negras em todo o país.
Serviço
O que? I Simpósio de Educação Escolar Quilombola e de Educação para as Relações Étnico-raciais
Quando? 16 e 17 de maio, das 8h30 às 12h, 14h30 às 18h
Onde? Auditório Maestro Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém
Inscrições no local do evento