Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Criado em 11 de Julho de 2019 às 16:30

Pesquisa busca identificar substâncias em cumaru para uso no controle alternativo de doenças em plantas

28/5/2019- Obidense- Positiva

11 de Julho de 2019 às 16:30

PARÁ - O gênero Dipteryx (cumaru) abriga nove espécies, das quais quatro podem ser encontradas na Amazônia. No estado do Pará foram relatadas três espécies: Dipteryx odorata, Dipteryx magnifica e Dipteryx punctata. Os cumaruzeiros podem ser utilizados para exploração de madeira, recuperação de áreas degradadas, obtenção de cumarina das sementes para a indústria de perfumaria, como fixadora de essências, e atualmente, na culinária. As sementes têm aroma e sabor fortes que lembram a baunilha.   

Chegar ao final de quatro anos de muitos estudos e identificar substâncias que apresentem potencialidades para uso no controle alternativo de doenças em plantas é o objetivo da bióloga e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa, Bruna Cristine Martins de Sousa.
O tema da pesquisa é: “Caracterização química e atividades biológicas de extratos e óleo de Cumaru-amarelo”. A pesquisa além de trabalhar com extratos de folhas, galhos e sementes e óleo de sementes, tem como diferencial, também, avaliar os resíduos dos frutos (epicarpo, mesocarpo e endocarpo) que são descartados após a coleta das sementes.

A doutoranda Bruna Martins explica que “o estudo visa analisar a composição química dos extratos e óleo de cumaru-amarelo, fracionar e purificar as substâncias presentes nesses produtos, bem como realizar testes biológicos direcionados, principalmente, à atividade antifúngica”.
A bióloga iniciou o doutorado em 2017 e a partir de fevereiro de 2018, começou a pesquisa para sua tese, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), escritórios de Santarém e de Mojuí dos Campos, região produtora de sementes de cumaru. “Durante este primeiro período dos estudos, foram realizadas visitas, entrevistas e coleta de material vegetal para identificação das espécies nas áreas e extrações. A espécie identificada nas amostras coletadas foi a Dipteryx punctata, ainda pouco pesquisada e conhecida na Amazônia”. 

Link: https://obidense.com.br/noticia/5088/pesquisa-busca-identificar-substancias-em-cumaru-para-uso-no-controle-alternativo-de-doencas-em-plantas