Criado em 10 de Julho de 2019 às 17:15

Projeto 'Minha Grana' vai expandir aulas de educação financeira para escolas municipais

13/5/2019- G1 Santarém- Positivo

10 de Julho de 2019 às 17:15

Há cerca de dois anos, alunos de duas turmas do ensino fundamental 1, da Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla, no bairro Diamantino, em Santarém, oeste do Pará, estão tendo aulas sobre educação financeira, com discentes do curso de bacharelado em Ciências Econômicas da Ufopa. Mas o projeto será expandido para mais escolas da rede.

Em uma mistura de dinâmica e teoria, o projeto “Minha Grana” propõe aos alunos uma reflexão sobre dinheiro, empreendimento e a importância do consumo consciente.

O professor do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) e coordenador do projeto, Ênio Ramalho, destacou que o objetivo do projeto é levar aos alunos a conscientização do melhor uso do dinheiro, independente da quantidade que cada um tem, incentivando o consumo sustentável, visando à reflexão sobre a economia e colocando em prática os assuntos tratados dentro da sala de aula.

O novo projeto de lei que estabeleceu a “Semana da Educação Financeira nas Escolas do Município de Santarém”, de autoria do vereador Ronan Liberal Jr (MDB) e aprovado pela Câmara Municipal de Santarém no dia 12 de março de 2019, possibilitará a execução do projeto em mais escolas municipais de Santarém, um dos desejos do “Minha Grana”.

A previsão é de que a iniciativa que hoje atende só a escola Anselmo Pietrulla seja ampliada para as demais escolas do município. O assunto foi discutido em reunião realizada dia 9 de maio, na Câmara Municipal de Santarém. Estiveram presentes: o vereador Ronan Liberal Jr, a professora Mara Belo, secretária de Educação e responsável pela execução da semana de educação financeira, professor Ênio Ramalho, coordenador do projeto e a aluna Jéssica Lira.

Segundo o professor Ênio Ramalho, o projeto foi recebido com grande entusiasmo e as ações devem avançar logo para a primeira etapa do planejamento, que é a execução do projeto junto à Semed. A capacitação será feita pelos docentes e discentes do projeto. Os professores dos laboratórios de informática nas escolas públicas vão elaborar materiais didáticos, oficinas e dinâmicas que irão ser utilizadas com os alunos que participarão do “Minha Grana”.

Boas escolhas

A educação financeira é o processo no qual os indivíduos e a sociedade melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam fazer boas escolhas com o seu dinheiro, usando corretamente esses produtos. É o que afirma a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Porém, a educação financeira não diz respeito apenas a ensinar a economizar, poupar e cortar gastos. Vai muito além disso. É possibilitar a reflexão de uma melhor qualidade de vida no presente e para o futuro.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/05/13/projeto-minha-grana-vai-expandir-aulas-de-educacao-financeira-para-escolas-municipais.ghtml