Ultima atualização em 10 de Julho de 2019 às 14:59

Unifesspa vai apresentar resultados de pesquisas desenvolvidas nas Unidades de Conservação da região

8/5/2019- Unifesspa- Positivo- UFOPA SENDO CITADA

10 de Julho de 2019 às 14:55

Projetos de pesquisas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que estão sendo desenvolvidos nas diversas Unidades de Conservação da região terão seus resultados apresentados durante o Simpósio de Gestão do Conhecimento e Biodiversidade da Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri (SICOB-Flonata) que será realizado no Centro de Convenções Carajás, na cidade de Marabá, no período de 09 a 11 de maio, das 8h às 18 horas.

O professor da Unifesspa Danilo Oliveira vai participar da Mesa-redonda sobre Pesquisa e gestão do conhecimento para conservação da biodiversidade. Já o professor José Pedro de Azevedo Martins (NeAM/Unifesspa) vai ministrar a palestra “Educação Ambiental Crítica em Unidades de Conservação: Elementos para se pensar a sustentabilidade”.

A Unifesspa participa também como representante do Conselho Consultivo da Flona do Tapirapé-Aquiri através do reitor Prof. Dr. Maurílio Monteiro e do Prof. Dr. Danilo de Oliveira; e como representante do Conselho Consultivo da Flona de Carajás pelo Prof. Bernardo Tomchinski.

Além da Unifesspa, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e a Universidade Federal de Minas Gerais também são instituições federais de ensino parceiras do evento.

O resultado das pesquisas sobre o "Monitoramento de mamíferos", "Ecologia e Taxonomia na ReBio Tapirapés" e "Monitoramento da fauna de solo na Flona Tapirapé-Aquiri" desenvolvidos pelos professores da Unifesspa Raquel Ribeiro, e Danilo Oliveira, respectivamente, além do resultado de outras pesquisas desenvolvidas por instituições parceiras nas Unidades de Conservação resultou na publicação do livro: "Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri: biodiversidade como capital natural que será lançado durante o evento.

O evento foi concebido objetivando a divulgação dos projetos e parcerias para a gestão da biodiversidade, resultados de pesquisas, o intercâmbio de ideias, inserção de novos talentos na comunidade científica e a integração de profissionais, pesquisadores, estudantes, voluntários, agricultores familiares e estudantes engajados na conservação dos recursos naturais, criando novos laços e fortalecendo o sentimento de pertencimento da sociedade em relação às unidades de conservação.

O evento nasce num momento histórico importante, onde a Floresta Nacional do Tapirapé–Aquiri, a Reserva Biológica do Tapirapé e a Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, unidades de conservação do Mosaico Carajás, vão completar 30 anos de criação. Assim, dentre as ações comemorativas, o evento propiciará, mediante programação diversificada e de qualidade, o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os participantes, além de fortalecer o papel da biodiversidade como capital natural e motor do desenvolvimento socioambiental e inclusão social.

LInk:https://www.unifesspa.edu.br/noticias/3544-unifesspa-vai-apresentar-resultados-de-pesquisas-desenvolvidas-nas-unidades-de-conservacao-da-regiao