Criado em 11 de Julho de 2019 às 14:52

Viagem do Abaré à região do Arapiuns é adiada por problemas estruturais e de documentação do navio-hospital

22 /5/2019- G1 Santarém- Neutra

11 de Julho de 2019 às 14:52

Problemas estruturais e de documentação detectados pela Capitania Fluvial de Santarém, no oeste do Pará, impediram que o Barco-Hospital Abaré seguisse viagem para a região do Arapiuns, que estava prevista para esta terça-feira (21). A nova data da viagem não foi divulgada, até que todos os requisitos para a navegação segura da embarcação sejam cumpridos junto à Capitania.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a responsabilidade por tais adequações cabe à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a quem compete a guarda e manutenção da embarcação, em cumprimento ao Termo de Cooperação Mútua, assinado entre a Semsa e a Universidade. Ficando sob responsabilidade da Secretaria, a logística das viagens de atendimento à saúde dos ribeirinhos, que envolve disponibilização de equipe de saúde, insumos, abastecimento da embarcação, alimentação, etc.

A Ufopa, por sua vez, esclareceu que está providenciado a revalidação da documentação e as pequenas adequações estruturais solicitadas pela Capitania, como por exemplo a identificação das lanchas de apoio e troca de lâmpadas.

De acordo com a Ufopa, a previsão é de que ainda nesta semana tudo seja regularizado para que a embarcação volte a atender, em parceria com a Semsa, as 15 mil famílias ribeirinhas da região.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/05/22/viagem-do-abare-a-regiao-do-arapiuns-e-adiada-por-problemas-estruturais-e-de-documentacao-do-navio-hospital.ghtml