Criado em 16 de Julho de 2019 às 11:50
7/3/2019- G1 Santarém- Positiva
16 de Julho de 2019 às 11:50
Um acordo entre a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), poder público e moradores de Alenquer, no oeste do estado, garantiu a área para construção do prédio da universidade. O terreno é uma doação, mas ficou a área ficou 40% menor que a pretendida inicialmente.
Uma lei municipal sancionada em 28 de fevereiro, concretizou a doação à Ufopa. “O terreno, que hoje se encontra ocupado por algumas famílias, será repartido da seguinte forma: 60% serão destinados à Ufopa e os outros 40% serão doados aos moradores. Desta forma, a Ufopa poderá consolidar seu plano de infraestrutura no território ximango e os moradores deixarão de ser invasores, pois terão o título definitivo da terra. O acordo será formalizado pela Prefeitura e protocolado na Câmara Municipal em breve”, disse a vice-reitora, Aldeize Xavier.
Docentes, servidores e alunos do campus de Alenquer participam da audiência na Câmara Municipal que aprovou a Lei de doação do terreno à Ufopa. — Foto: Comunicação Ufopa /Divulgação
No dia 22 de fevereiro a vice-reitora participou de uma série de reuniões em busca de um acordo para definir questões ligadas às obras. A construção do Campus Regional de Alenquer será o maior investimento público na cidade e um dos maiores da região, segundo a Ufopa.
“Serão investidos mais de R$ 4,2 milhões. O início das obras está previsto para o próximo dia 11 de março. A maior parte dos empregos gerados e os insumos que serão utilizados nas construções será oriundo da própria cidade, gerando dezenas de empregos diretos e indiretos. Mais um passo importante da educação superior no coração da Amazônia”, informou a vice-reitora.