Criado em 16 de Julho de 2019 às 16:00

Evento na Ufopa destaca mulheres na universidade e machismo; saiba como participar

18/3/2019- G1 Santarém- Positiva

16 de Julho de 2019 às 16:00

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém, no oeste do Pará, realiza, na terça-feira (19), um evento com o tema: "Mulheres na universidade: o machismo nosso de cada dia”. O evento é aberto à comunidade e alusivo ao Mês da Mulher.

As temáticas: “Machismo nosso de cada dia”, “Gênero e violência: um debate necessário”, “Saúde da mulher e direitos reprodutivos” e “O feminismo na Amazônia”, serão abordados por meio de mesas redondas. Também haverá um ato em protesto ao assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) e apresentações culturais.

O evento é organizado pela Diretoria de Ações Afirmativas (DAA) da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da universidade. As atividades serão desenvolvidas no auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, localizada na Avenida Marechal Rondon, das 8h30 às 17h30.

Para se inscrever, os interessados devem fazer a doação de um item feminino de higiene pessoal, que devem ser entregue no local da programação. Haverá carga horária de 10 horas aos participantes.

Programação

8h30 – Abertura: Ato “Marielle Presente!” – Coletivo Juntas e Coletivo Negro Alessandra Caripuna

8h50 às 9h10 – Mesa de abertura

Participantes: Profa. Dra. Aldenize Xavier (Vice-Reitora da Ufopa), profa. dra. Lidiane Leão (Pró-reitora de gestão estudantil), Me. Terezinha Lira (Diretora de Ações Afirmativas), Maura Arapyun (Diretório Acadêmico Indígena), Andria Rafaela (Coletivo dos Estudantes Quilombolas) e Renata Moara (Diretório Central dos Estudantes).

9h15 às 10h30 – Mesa 1 “O machismo nosso de cada dia”

10h30 às 10h40 – Apresentação cultural

10h40 às 12h – Mesa 2 “Gênero e violência: um debate necessário”

14h às 15h30 – Mesa 3 “Saúde da mulher e direitos reprodutivos”