Criado em 16 de Julho de 2019 às 18:49

Globo Repórter destaca trabalho de pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará

30/3/2019- G1 Santarém- Positivo

16 de Julho de 2019 às 18:49

O meteorologista Júlio Tota, o químico Lauro Barata, o botânico Tiago André, o ornitólogo Edson Lopes e a bióloga Amanda Mortati, todos do quadro permanente da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com sede em Santarém, foram destaque no Globo Repórter, da Rede Globo, exibido nesta sexta-feira (29).

O programa mostrou as belezas naturais da vila de Alter do Chão (localizada a 37 quilômetros de Santarém), a Floresta Nacional do Tapajós e alguns atrativos turísticos e culinários de Santarém, além de ressaltar pesquisas desenvolvidas na Ufopa.

Na Flona, o meteorologista Júlio Tota mostrou do alto das torres, a vida no meio da floresta. Detalhou o trabalho das torres climáticas que monitoram o metabolismo da Floresta Nacional do Tapajós. O químico Lauro Barata identificou a folha da árvore de Pau Rosa, da qual é possível extrair o óleo que é hoje a principal essência de um famoso perfume, o Chanel Número 5 lançado no início dos anos 1920.

A bióloga especializada em águas, Amanda Mortati falou sobre os igapós, os “lagos amazônicos”, que refletem a resistência da floresta. Já o botânico Tiago André mostrou as árvores que respiram debaixo d’água no período da cheia dos rios. E o ornitólogo Edson Vargas Lopes ressaltou a diversidade das espécies de pássaros que só podem ser vistas do alto.

O programa, com 42 minutos, demorou meses para ser produzido. A equipe do Globo Repórter, que teve à frente a jornalista carioca Tatiana Nascimento, esteve na Região em pelo menos dois períodos: no verão, e durante o inverno amazônico, o que possibilitou mostrar dois tipos de paisagem, com destaque para a floresta encantada, um trecho da mata que fica submerso durante seis meses do ano.

O Globo Repórter mobilizou telespectadores de Santarém e também de fora da cidade, e do Estado. A gerente de Jornalismo da TV Tapajós, afiliada da Rede Globo no Oeste do Pará, Tatiane Lobato ressaltou a participação da Ufopa no programa: "A fala científica qualifica o conteúdo, dá peso, credibilidade à informação. Os pesquisadores da Ufopa tiveram participação decisiva na reportagem que, além de todo o contexto turístico, destacou o trabalho da Universidade, para o Brasil e o mundo”.

A diretora executiva do Sistema Tapajós de Comunicação, afiliada da Rede Globo, no Oeste do Pará, Vânia Pereira Maia se manifestou via redes sociais para agradecer às felicitações pelo programa e fez uma citação à Ufopa: "Quem merece parabéns são os pesquisadores da Ufopa, que abasteceram a produção do programa, com dados científicos, e muito enriqueceram o conteúdo".

A jornalista da Embrapa Amapá, com sede em Macapá, Dulcivânia Freitas que conhece Santarém, se emocionou ao ver as reportagens. “A descrição do encontro das águas não se limitou à objetividade do texto jornalístico, aquilo foi uma crônica. Isso sem falar na edição, um esforço enorme para prender a atenção do telespectador. Fiquei emocionada quando revi a imagem do encontro das águas”.

Habilidosa com o texto jornalístico, a repórter Tatiana Nascimento descreveu com sensibilidade e olhar atento a região: “Adaptação é a palavra chave nesse lugar. A natureza é selvagem e interligada. Tudo o que acontece com as plantas está relacionado com a água”.

Link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/03/30/globo-reporter-destaca-trabalho-de-pesquisadores-da-universidade-federal-do-oeste-do-para.ghtml