Ultima atualização em 16 de Julho de 2019 às 18:36

Primeiros acadêmicos indígenas do curso de direito defendem TCC na Ufopa

27/3/2019- G1 Santarém - Positivo

16 de Julho de 2019 às 18:36

Como resultado das políticas públicas de ações afirmativas, dois acadêmicos indígenas do curso de direito defenderam os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém.

Edivan Lopes dos Reis, da etnia Tupinambá, e Vândria, Garcia Corrêa, Borari, se tornaram os primeiros indígenas a concluírem o curso de direito da Ufopa. As defesas ocorreram na segunda-feira (25) na unidade Amazônia.

Com o tema “Reserva Extrativista Tapajós/Arapiuns e o conflito existente pela sobreposição das terras indígenas do povo Tupinambá do baixo Rio Tapajós à Resex”, Edivan apresentou o trabalho. A pesquisa tratou da luta dos povos indígenas do baixo rio Tapajós pela defesa da terra, em específico na aldeia Castanhal.

Vândria tratou da invisibilização dos povos indígenas e da violação de seus direitos, destacando temas como a demarcação de terras e conflitos nos territórios indígenas. O tema do TCC foi "Terra Indígena Borari no Município de Santarém – Pará: Identidade e Cidadania".

Atualmente, a Ufopa tem 443 alunos indígenas matriculados, que ingressaram na universidade via Processo Seletivo Especial Indígena. Destes, 20 são do curso de direito. Além de Vândria e Edivan, há previsão de que outros quatro alunos indígenas que cursam direito apresentem seus TCCs até o fim de abril. A outorga de grau do grupo deve ocorrer em maio deste ano.

link:https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/03/27/primeiros-academicos-indigenas-do-curso-de-direito-defendem-tcc-na-ufopa.ghtml