Criado em 18 de Novembro de 2019 às 14:12
15/11/2019 - G1 Santarém - Positivo
18 de Novembro de 2019 às 14:12
Victoria da Cruz, no centro, recebendo o troféu da Profª. Drª. Solange Ximenes, representante da Ufopa — Foto: Fecitba/Divulgação
A adolescente de Monte Alegre, oeste do Pará, que desenvolveu um aplicativo para alunos surdos ficou em primeiro lugar geral na Feira de Ciências e Tecnologias da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Victoria da Cruz, de 17 anos, será a representante de Santarém na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.
Mas para chegar ao primeiro lugar, não foi fácil. A adolescente enfrentou diversas dificuldades desde o momento que teve o trabalho aprovado para ser apresentado em Santarém.
Sem recursos para viajar de Monte Alegre para Santarém, Victoria e a família fizeram trufas para vender e arrecadar dinheiro para que a jovem pudesse participar da Feira. A jovem conseguiu não só apresentar o trabalho como ficar em primeiro lugar em duas categorias.
Um dos prêmios conquistados por Victoria da Cruz é uma viagem para São Paulo, junto com a orientadora, a professora Nivia Souto com todas as despesas pagas. Elas serão as representantes da Fecitba e de Santarém na maior feira de ciências e engenharias do Brasil, a Febrace.
Em meio às lágrimas de alegria, Victoria festejou bastante as conquistas, tratou de comunicar o povo de Monte Alegre e foi bastante tietada.
Além disso, Victoria ganhará uma bolsa de iniciação científica Junior do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).
A cerimônia de encerramento da 2ª edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba) foi realizada na quinta-feira (14) na Unidade Tapajós da Ufopa.