Criado em 19 de Novembro de 2019 às 14:44

Adolescente que vendeu trufas para participar de Feira de Ciências e Tecnologias da Ufopa ganha viagem para São Paulo

16/11/2019 - Folha PA - Positivo

19 de Novembro de 2019 às 14:44

Jovem mora em Monte Alegre e fez campanha na internet para expor trabalho sobre aplicativo para alunos surdos. Victoria da Cruz ficou em primeiro lugar geral da Fecitba.

-   /

A adolescente de Monte Alegre, oeste do Pará, que desenvolveu um aplicativo para alunos surdos ficou em primeiro lugar geral na Feira de Ciências e Tecnologias da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Victoria da Cruz, de 17 anos, será a representante de Santarém na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo.

Mas para chegar ao primeiro lugar, não foi fácil. A adolescente enfrentou diversas dificuldades desde o momento que teve o trabalho aprovado para ser apresentado em Santarém.

Sem recursos para viajar de Monte Alegre para Santarém, Victoria e a família fizeram trufas para vender e arrecadar dinheiro para que a jovem pudesse participar da Feira. A jovem conseguiu não só apresentar o trabalho como ficar em primeiro lugar em duas categorias.

+Adolescente desenvolve aplicativo para ensino de física para surdos; projeto será apresentado na 2ª Feira de Ciências da Ufopa

Um dos prêmios conquistados por Victoria da Cruz é uma viagem para São Paulo, junto com a orientadora, a professora Nivia Souto com todas as despesas pagas. Elas serão as representantes da Fecitba e de Santarém na maior feira de ciências e engenharias do Brasil, a Febrace.

Em meio às lágrimas de alegria, Victoria festejou bastante as conquistas, tratou de comunicar o povo de Monte Alegre e foi bastante tietada.

Além disso, Victoria ganhará uma bolsa de iniciação científica Junior do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

A cerimônia de encerramento da 2ª edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba) foi realizada na quinta-feira (14) na Unidade Tapajós da Ufopa.

Link: http://www.folhapa.com.br/artigo/365292/Adolescente-que-vendeu-trufas-para-participar-de-Feira-de-Ciencias-e-Tecnologias-da-Ufopa-ganha-viagem-para-Sao-Paulo